Conmebol libera volta do público a suas competições caso autoridades permitam; medida pode valer para Flu e Fla
   15 de julho de 2021   │     17:00  │  0

Torcedores se aglomeraram para entrar no Maracanã na final da Copa AméricaTorcedores se aglomeraram para entrar no Maracanã na final da Copa América – (Foto: Roberto Moreyra / Roberto Moreyra)

Depois da final da Copa América ocorrer com a presença de público no Maracanã, a Conmebol divulgou comunicado em que incentiva o retorno de torcedores aos estádios nas próximas partidas da Libertadores e da Sul-Americana.

A entidade enfatiza que a mudança só é possível caso as autoridades dos locais onde os jogos serão realizados autorizem, mas defende a reabertura por entender que o “retorno paulatino do público é essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano”.

Entre uma série de recomendações feitas para que o retorno do público aos estádios ocorra com segurança, está a sugestão para que, em um primeiro momento, somente torcedores já vacinados e os com testes RT-PCR negativos para Covid-19, tenham a possibilidade de comprar ingressos.

A Conmebol reforçou a necessidade de que o retorno seja inicialmente com carga reduzida de ingressos e sugeriu que esses dois grupos de torcedores — os já vacinados e os com testes negativos —, fiquem em setores separados do estádio, preferencialmente atrás dos gols, como ficaram torcedores brasileiros e argentinos na decisão de sábado.

As oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana começam a ser jogadas amanhã. Dois times cariocas estarão envolvidos em partidas da Libertadores. Dia 21, o Flamengo jogará a partida de volta contra o Defensa y Justicia, da Argentina, no Maracanã. Também no estádio, o Fluminense enfrentará o Cerro Porteño, do Paraguai, dia 20.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou, ao liberar a presença de público na final da Copa América, que o jogo serviria como um teste para o retorno da torcida aos estádios cariocas, uma vez que os números da pandemia na cidade diminuem gradativamente. A diretoria do Flamengo já se manifestou favorável à volta do público para os jogos.

O que se viu na partida do fim de semana foi desorganização na entrada dos convidados no Maracanã, o que proporcionou aglomeração de centenas de pessoas, muitas delas sem máscara. Houve também a tentativa de torcedores entrarem com testes negativos para Covid-19 falsificados.

Dentro do Maracanã, não foi respeitada a orientação para que os torcedores mantivessem distanciamento.

Blog com EXTRA