Prefeitura do Rio irá multar CBF por descumprir protocolos durante final da Copa América
   13 de julho de 2021   │     20:00  │  0

Torcedores argentinos e brasileiros ficaram próximos, descumprindo as regras determinadas pela Conmebol e pela Prefeitura do Rio – (Foto: AFP)

Entidade será multada em dinheiro por ‘inobservância’ às regras determinadas pela Secretaria de Saúde e pela Conmebol. Torcedores se aglomeraram para entrar no Maracanã, no último sábado

– “Aglomeração nos acessos ao estádio gerado pela desorganização no credenciamento de convidados, pois não houve escalonamento de horário de chegada à partida, além da insuficiência da estrutura de acolhimento montada pelo organizador”.

– “Houve o respeito à limitação de 10% da capacidade instalada de cada setor do estádio para a ocupação de público”.

– “Apesar dos esforços do organizador foi constatado que parte significativa do público insistia em permanecer sem máscara facial e desrespeitando o distanciamento mínimo estabelecido de 2 m entre grupos e famílias”.

– “Não foi realizado testagem dos convidados no local da partida, por meio da pesquisa de antígeno por swab, conforme pactuado pelo organizador no Protocolo Sanitário submetido à aprovação da SMS”.

– “Tendo em vista a denúncia de que convidados teriam apresentado testes RTC PCR supostamente falsos, a SMS fará o rastreamento por amostragem e que, caso se comprove tal prática, tomará as medidas pertinentes”.

No Diário Oficial, a Secretaria Municipal de Saúde obrigava “a acomodação do público sentado, assegurando o espaçamento mínimo de metros entre cada indivíduo ou família”; e “o controle de acesso de público inclusive nos locais de testagem e demais ambientes do estádio”. Antes do jogo, torcedores brasileiros e argentinos se aglomeraram nos portões de entrada do Maracanã, muitos sem máscara. O público presente era de convidados – não houve venda de ingresso -, e ainda assim houve confusão com os seguranças do estádio.

Também houve denúncia de falsificação de exames de RT-PCR, obrigatórios para a entrada no estádio. Houve registro de que pessoas vendiam resultados negativos falsos por até R$ 150.

Blog com O DIA