Tite elogia gramado do Maracanã e projeta Brasil x Argentina: “Grande desafio e espetáculo”
   10 de julho de 2021   │     13:00  │  0

Tite, técnico da seleção brasileira, em treinamento — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Tite, técnico da seleção brasileira, em treinamento — (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Técnico analisa final da Copa América e adianta que lateral Alex Sandro não será titular.

Crítico da organização da Copa América pela Conmebol e dos gramados dos estádios utilizados no torneio, o técnico Tite elogiou o campo do Maracanã, palco da final entre Brasil x Argentina, neste sábado às 21h.

Em entrevista coletiva Tite falou sobre a qualidade do gramado do Maracanã mesmo sem ser perguntado:

– Eu tinha dito anteriormente, diretamente à Conmebol, que o campo não estaria bom. Nós fomos ver o campo, ele vai estar bom. Deu tempo hábil de fazer, vai proporcionar sim um grande espetáculo – declarou o treinador, que projetou a decisão:

– São os dois últimos sul-americanos campões do mundo. 2002, 1994, 86 a Argentina. Tem uma dimensão, sem desprezar Colômbia, Uruguai, são ícones do futebol mundial. Falar de Messi e Neymar é falar de excelência, virtudes técnicas, mentais, físicas, capacidade de criação muito alta. É um grande desafio, um grande espetáculo – opinou.

Tite não deu a escalação brasileira para a final de hoje, mas confirmou que Alex Sandro não será titular. Desfalque nas duas últimas partidas, o lateral-esquerdo se recupera de lesão na coxa e não treinou com o restante do elenco nos últimos dias.

Questionado sobre como parar Messi, o técnico não quis detalhar o tipo de marcação que irá fazer:

– Eu sei, mas não vou dizer. A gente não neutraliza, a gente diminui ações do adversário – declarou Tite, que depois emendou uma brincadeira:

– Se tu disser (sic) como faz pra marcar o Neymar, a gente abre como marca o Messi também (risos).

O treinador da Seleção evitou entrar na discussão sobre brasileiros que vão torcer para a Argentina. Nos últimos dias, Neymar e Marquinhos se manifestaram contrários a tal atitude.

– As redes sociais são pra quem frequenta, divulga rede social. Como eu não tenho, eu filtro muito, eu tento ficar voltado ao nosso trabalho. É uma maratona mental que enfrentamos. Nosso jogo é diferente do jogo da imprensa, do torcedor, no que se refere a preparação, treinamento, a estar concentrado. Não dizendo que não seja importante, mas com outro viés, de quem analisa em outro contexto. Por nós é da provocação, da tirada de onda, da história de enfrentamento de equipes de um e outro, mas não é a essência – opinou o técnico.

Tite também comentou a declaração de Neymar, que afirmou que esta é a seleção brasileira mais organizada taticamente em que ele já atuou.

– Tendo consciência de que a qualidade técnica individual é que faz diferença na equipe. A qualidade técnica individual e mentalidade dos atletas. A capacidade solidária que cada um tem de entender os processos, o que a gente busca, e transformar isso em números, uma característica do futebol brasileiro. Dentro da Copa América, é a equipe que mais dribla, finta, mais lance individual, é a seleção brasileira. Se tem organização, ela quer ter criação, quer ter lúdico, criativo, o gol. Nesse ponto de equilíbrio a gente tenta fazer o trabalho.

Dono da melhor campanha da Copa América, o Brasil busca seu 10º título da competição e está invicto há 13 jogos.

Blog com Bruno Cassucci, Leonardo Lourenço e Raphael Zarko – Redação do ge – Rio de Janeiro