Uefa abre investigação sobre cantos racistas e homofóbicos de húngaros na Euro
   23 de junho de 2021   │     19:00  │  0

Torcedores húngaros proferiram cantos racistas e homofóbicos em Budapeste

Torcedores húngaros proferiram cantos racistas e homofóbicos em Budapeste – (

Imprensa francesa afirmou que Mbappé e Benzema foram alvo de atos discriminatórios em duelo em Budapeste.

A Uefa informou que irá abrir uma investigação sobre “possíveis atos discriminatórios” racistas e homofóbicos da torcida da Hungria nos dois jogos que a seleção do país disputou na Eurocopa. A seleção húngara enfrentou Portugal e França na Puskas Arena, em Budapeste, com o estádio cheio nas duas ocasiões.

Segundo a imprensa francesa, a cada vez que Mbappé tinha a bola no jogo contra a Hungria, gritos de macaco eram entoados nas arquibancadas. Benzema, que tem raízes argelinas, também foi alvo de atos discriminatórios da torcida húngara.

Além disso, faixas e cartazes com dizeres “anti-LGBT” foram levados para a arquibancada no primeiro jogo da Hungria, contra Portugal, e cânticos homofóbicos contra Cristiano Ronaldo foram entoados – o jogador é heterossexual.

Na última semana, o Parlamento da Hungria aprovou uma lei que proíbe a “promoção” da homossexualidade entre menores de idade, restringindo os direitos de informação dos jovens com relação à homossexualidade e transsexualidade. O país é governado pelo primeiro-ministro de extrema-direita Viktor Orbán.

A Hungria acabou derrotada por Portugal por 3 a 0 e empatou com a França em 1 a 1. Na última rodada do grupo, joga contra a Alemanha na Allianz Arena, em Munique, e a Câmara Municipal da cidade alemã pediu que o estádio seja iluminado com as cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBT.

Blog com o CORREIO DO POVO/RS