Desfibrilador poderá obrigar Eriksen a deixar o futebol italiano; entenda
   23 de junho de 2021   │     23:00  │  0

Eriksen pode ter que abandonar o futebol italianoEriksen pode ter que abandonar o futebol italiano – (Foto: HANNAH MCKAY / Pool via REUTERS)

Com cirurgia para a implantação de um desfibrilador cardíaco, a volta de Christian Eriksen ao futebol pode ser ainda mais complicada no cenário doméstico. A utilização do aparelho, uma solução para controlar a frequência de seu coração após o mal súbito em campo, no último dia 12, inviablizaria que ele voltasse a atuar pelo futebol italiano. O dinamarquês joga pela Inter de Milão.

Segundo o jornal italiano “Gazzetta dello Sport”, o protocolo de saúde do comitê de doenças cardíacas para atletas proíbe que os esportistas atuem em modalidades de contato com esse tipo de aparelho implantado. As regras da organização foram revistas pela última vez em 2017. O temor dos médicos é que os choques quebrem o aparelho.

Segundo o diário, a volta ao futebol italiano demandaria a Eriksen uma série de exames e autorizações que verifiquem que o uso do equipamento é provisório, sua retirada e uma autorização especial, o que tornaria seu caso de responsabilidade médica do instituto que o permitisse retornar.

Todavia, o jogador não precisará encerrar a carreira. Outras ligas europeias possuem regras menos rígidas em relação ao equipamento. Na Holanda, por exemplo, o volante e lateral-esquerdo Daley Blind atua pelo Ajax com o mesmo aparelho implantado no coração.

Blog com EXTRA