GP da França: Verstappen passa Hamilton na penúltima volta e vence
   21 de junho de 2021   │     14:00  │  0

Lewis Hamilton, Max Verstappen e Sergio Pérez no pódio do GP da França  — Foto: Nicolas Tucat - Pool/Getty Images

Lewis Hamilton, Max Verstappen e Sergio Pérez no pódio do GP da França — (Foto: Nicolas Tucat – Pool/Getty Images)

Holandês chegou a perder liderança na largada, mas encurralou Mercedes com estratégia de duas paradas e faturou terceira vitória do campeonato; Hamilton e Pérez completam pódio.

Depois de perder a liderança por um erro na largada, Max Verstappen conseguiu se recuperar para vencer o GP da França e garantir seu terceiro triunfo no campeonato 2021 da Fórmula 1. Parando duas vezes, o holandês da RBR ultrapassou Lewis Hamilton a duas voltas para o fim da prova, sem chance de defesa para o heptacampeão. Sergio Pérez, companheiro de Verstappen, deixou Valtteri Bottas para trás no antepenúltimo giro para garantir a terceira colocação, completando o pódio.

Largando da pole position, Verstappen errou na curva 2 e saiu da pista. Em segundo, Hamilton deu o bote, assumindo a liderança e abrindo uma vantagem confortável sobre o rival até a primeira rodada de pit stops. Na troca dos pneus médios pelos duros, o britânico não conseguiu voltar para a pista na frente do piloto da RBR e viu o holandês virar o jogo – tomando a segunda colocação e voltando para a ponta quando Pérez parou.

Uma segunda parada da RBR na metade final da prova colocou a Mercedes em uma situação complicada, apesar de devolver a liderança para Hamilton. Com pneus médios, Verstappen caiu para terceiro, mas não demorou a passar Pérez e posteriormente Bottas, encurralando o britânico – com pneus duros mais gastos e sem tempo para outra troca. Reduzindo a desvantagem a cada volta, Max conseguiu usar a asa móvel a dois giros pro fim da prova e segurou o rival até a bandeirada.

Verstappen ampliou a vantagem sobre Hamilton no campeonato de pilotos, somando 131 pontos contra 119 do rival, 12 a mais. Pérez assegurou sua permanência na terceira colocação, com 84 pontos – oito a mais que Lando Norris, em quarto. Bottas fecha as cinco primeiras posições, com 59. No Mundial de Equipes, a RBR, também líder, aumentou a diferença sobre a vice-líder Mercedes de 26 para 37 pontos, anotando 215 pontos. Com o quinto e sexto lugares de Lando Norris e Daniel Ricciardo, a McLaren reassumiu o terceiro lugar no campeonato, superando a Ferrari.

A oitava etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 será o GP da Estíria no Circuito de Spielberg, no próximo domingo, 27.

Blog com Redação do ge – Le Castellet, França