Coritiba aciona o STJD e pede impugnação da partida contra o Botafogo por gol anulado
   9 de junho de 2021   │     13:00  │  0

Momento da falta, na partida Botafogo x Coritiba — Foto: Divulgação/Coritiba

Momento da falta, na partida Botafogo x Coritiba – (Foto: Divulgação/Coritiba)

Coxa faz movimento após erro do árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva. Coritiba também reclama de pênalti marcado para o Botafogo.

O Coritiba entrou com um pedido de impugnação junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da partida contra o Botafogo, no sábado, pela segunda rodada da Série B, no Nilton Santos. O Coxa reclama de um gol anulado.

O ge já havia adiantado que o Coxa iria realizar um movimento de reclamação no início desta semana. A cobrança, contudo, foi maior do que era o previsto inicialmente. O presidente do STJD, Otávio Noronha, vai analisar o pedido e pode receber ou indeferir.

O lance em questão aconteceu aos 31 minutos do primeiro tempo, quando a partida estava empatada. Igor cobrou falta e marcou um golaço, mas o árbitro baiano Dewson Fernando Freitas da Silva alegou não ter autorizado a cobrança.

Os jogadores do Coxa reclamaram que ele havia, sim, permitido a finalização. Ao cobrar a falta novamente, o jogador do Coritiba chutou para fora.

PC de Oliveira, comentarista da Central do Apito, considerou que o Coxa foi prejudicado.

O Coxa ainda fez uma reclamação ao presidente da Comissão de Arbitragem (CA), da CBF, Leonardo Gaciba, pelo pênalti marcado para o Fogão.

O segundo lance ocorreu aos 14 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio, a bola bateu na mão direita de Igor, vinda de Val, volante alviverde. Marco Antônio cobrou e, no rebote de Wilson, marcou o gol do Botafogo.

Próximo passo

O presidente do STJD, Otávio Noronha, vai analisar o pedido do Coxa e pode receber ou indeferir. Se entender que houve um erro de direito, o caso irá para pauta de julgamento do Pleno do STJD. Caso entenda que não houve erro de direito e, sim, erro de fato, ele vai indeferir e arquivar o caso.

Não há prazo para a decisão da entidade, mas casos semelhantes costumam ter uma resposta em até uma semana. Caso a ação seja levada adiante, a CBF tem que voltar atrás e não homologar o resultado da partida e os três pontos do Botafogo serão retirados até que uma decisão final seja tomada.

– Houve um erro de procedimento, pois ele apita e indica a cobrança. O jogador do Coritiba cobra a falta. Se ele queria organizar a barreira, deveria deixar claro. Houve erro, a cobrança estava autorizada. Ele deveria ter validado o gol – disse PC de Oliveira.

Blog com Guilherme Moreira – ge –  Curitiba