São Paulo esfria ímpeto ofensivo e estreia mal no Campeonato Brasileiro
   31 de maio de 2021   │     14:00  │  0

Tiago Volpi após defender pênalti de Nenê em São Paulo x Fluminense — Foto: Marcos Ribolli

Tiago Volpi após defender pênalti de Nenê em São Paulo x Fluminense – ( Foto: Marcos Ribolli)

A estreia do São Paulo no Campeonato Brasileiro não correspondeu à expectativa criada pelo time, campeão paulista há uma semana. Foi, talvez, o pior jogo sob o comando de Hernán Crespo, considerando aqueles em que o treinador escalou os titulares.

O ímpeto ofensivo que marca a equipe até aqui na temporada esfriou no empate sem gols com o Fluminense, no último sábado, no Morumbi. Foram só seis finalizações – e só uma nos primeiros 45 minutos, quando os cariocas tiveram um pênalti a favor defendido por Tiago Volpi.

Crespo não poupou jogadores para a primeira rodada do Brasileiro – os reservas foram utilizados durante a semana, na vitória sobre o Sporting Cristal, na Libertadores.

O técnico optou por um time semelhante ao que bateu o Palmeiras na final do Paulista, com Bruno Alves na vaga de Arboleda, afastado por ter sido flagrado numa festa clandestina na última sexta-feira.

O primeiro tempo foi muito ruim. Desorganizado, o São Paulo não conseguia se aproximar do gol do Fluminense, que levava perigo do outro lado – Volpi evitou que os paulistas fossem para o intervalo com desvantagem não só por defender o pênalti de Nenê.

A ineficiência do sistema ofensivo fica clara com as quatro substituições de Crespo no jogo, todas no setor.

No intervalo, Rojas, de contrato estendido até dezembro, entrou no lugar de Igor Gomes. No segundo tempo, Luciano, Eder e Shaylon foram a campo, enquanto Pablo, Gabriel Sara e Liziero saíram. Nada funcionou.

O São Paulo até melhorou na etapa final, criando mais chances do que nos 45 minutos iniciais.

Rojas teve uma chance importante aos 40 minutos, mas finalizou mal, de joelho, para fora. No lance, ele tem uma disputa com Egídio que o comentarista Paulo César de Oliveira, da Central do Apito, afirmou ter sido pênalti – o árbitro ignorou.

Foi o quarto jogo do ano em que o São Paulo não fez gols em uma temporada em que a equipe já balançou as redes rivais 47 vezes em 23 jogos.

O São Paulo volta a campo pelo Brasileiro no próximo sábado, contra o Atlético-GO, em Goiânia. Antes, vai ao Piauí, onde na terça estreia na Copa do Brasil contra o 4 de Julho.

Blog e ge.globo – São Paulo