Santos exagera em falhas defensivas e é nulo do meio para a frente em atropelo do Bahia
   31 de maio de 2021   │     22:00  │  0

Rodriguinho e Felipe Jonatan em Bahia x Santos — Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Rodriguinho e Felipe Jonatan em Bahia x Santos – (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Os erros do sistema defensivo do Santos têm virado rotina. Já haviam ocorrido nas derrotas para The Strongest e Barcelona de Guayaquil, que renderam ao time a eliminação precoce da Libertadores, e foram ainda mais alarmantes nos 3 a 0 sofridos para o Bahia na estreia no Campeonato Brasileiro.

Os 45 minutos iniciais, em Salvador, quando a equipe até conseguiu segurar o ataque adversário, foram mera ilusão. A realidade bateu à porta em sete minutos.

Foi nesse curto espaço de tempo que os laterais, volantes e zagueiros do Peixe novamente bateram cabeça e cederam três gols aos rivais. Por mais limitado que seja, é inadmissível um time como o do Santos sofrer três gols em sete minutos de bola rolando.

Foi um atropelo do Bahia contra um Santos que, mais uma vez, não apresentou qualquer reação e demonstrou apatia logo após ser vazado pela primeira vez, sendo engolido nos minutos seguintes.

As falhas do sistema defensivo evidenciam, jogo sim, jogo também, a má fase dos dois laterais da equipe: Pará e Felipe Jonatan. O lance do primeiro gol é simbólico: Pará faz um corte para trás, e Felipe Jonatan não consegue evitar o cruzamento. A dupla tem comprometido diretamente na sequência de derrotas do Peixe.

A defesa foi o principal, mas não foi o único destaque negativo do Santos. Do meio para frente, a equipe foi mais uma vez praticamente nula. A única chance de perigo foi em uma finalização de Marinho no último minuto do primeiro tempo. Detalhe: o time teve 64% de posse de bola. Mas pouco soube o que fazer com ela.

Depois da eliminação na Libertadores e do início com o pé esquerdo no Brasileirão, o Santos já inicia outra competição importante na terça-feira, quando visita o Cianorte pela terceira fase da Copa do Brasil.
Se não mudar a postura em campo, o Peixe pode tornar difícil uma eliminatória que teoricamente deveria ser tranquila.

Blog com ge.globo – Gabriel dos Santos — Santos, SP