Série C tem técnico mais longevo do Brasil, “intrusos” no Grupo A e clubes tradicionais
   30 de maio de 2021   │     10:00  │  1

 

Mirassol, campeão da Série D do Campeonato Brasileiro — Foto: Célio Messias/CBF

Mirassol, campeão da Série D do Campeonato Brasileiro –  (Foto: Célio Messias/CBF)

A bola já rola para a 32ª edição da Série C do Campeonato Brasileiro. A competição conta com 20 times – divididos em grupos regionalizados – e garante quatro vagas na Série B, além de rebaixar outras quatro equipes. Na disputa, estão clubes tradicionais como Santa Cruz, Figueirense e Paraná.

Em 2019, o Nordeste chegou a ter dez representantes na competição. Só que os acessos de Náutico, Sampaio Corrêa e Confiança reduziram a presença da região. No ano passado, Remo, Paysandu, Manaus e Vila Nova proporcionaram as participações do Norte e do Centro-Oeste, mas Remo e Vila Nova conseguiram o retorno à Série B.

Recordistas

Novidade no Grupo A, o Tombense vai para a sétima edição seguida de Série C. Porém, a maior sequência em vigência é a do Botafogo-PB, que disputa a competição desde 2014. O Belo também é o segundo clube com mais participações na Terceirona (18), só atrás do Confiança (20).

CAMPEÕES

Quatro participantes da atual edição já venceram a Série C: Criciúma (2006), Ituano (2003), Oeste (2012) e Santa Cruz (2013). Atual campeão, o Vila Nova é o clube com mais troféus da divisão (também ganhou em 1996 e 2015).

Desde 2009, com a criação da Série D, quatro equipes sobem para a Série B e outras quatro descem para a Série D. Durante este período, três edições não tiveram clubes que subiram após caírem da Segundona: 2009, 2013 e 2018.

LONGEVIDADE

 

Vinicius Bergantin, técnico do Ituano — Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC

Vinicius Bergantin, técnico do Ituano – (Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC)

Após o desligamento de Renato Gaúcho no Grêmio, o técnico com trabalho mais longevo no futebol brasileiro (dentre os que ocupam as divisões nacionais) é Vinícius Bergantin, que assumiu o Ituano em junho de 2017. Ex-zagueiro, ele atuou durante oito anos no Hannover, da Alemanha, e começou a carreira como técnico na base do time paulista. Na Série C do ano passado, o Ituano ficou a uma vitória do acesso.

TRADIÇÃO EM JOGO

A Série C de 2021 conta com vários clubes que tiveram passagem recentes na elite do futebol brasileiro. Além de Santa Cruz (2016) e Criciúma (2014), que voltam a disputar a Terceirona, o Figueirense foi rebaixado e joga a divisão depois de 21 anos. Já o Paraná foi rebaixado pela primeira vez na história. Fundado em 1989, o Tricolor da Vila havia disputado a Série C em 1990, na estreia do clube em competições nacionais.

Regulamento da Série C

  • Primeira fase: dois grupos de 10 clubes cada. Após 18 rodadas, com os times se enfrentando em ida e volta, os quatro melhores de cada chave avançam para a próxima fase, enquanto os dois piores são rebaixados para a Série D.
  • Quadrangulares do acesso: os oito clubes classificados são separados em dois quadrangulares. As equipes se enfrentam em seis rodadas, também em ida e volta. Os dois melhores de cada quadrangular sobem para a Série B. Os líderes de cada grupo fazem a decisão em 180 minutos
  • Blog com ge.globo – Recife

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Comments are closed.