Guardiola rompe seca de 10 anos sem finais de Champions League e pode igualar recorde de títulos
   30 de maio de 2021   │     23:59  │  0

Guardiola rompe seca de 10 anos sem finais de Champions League e pode igualar recorde de títulos

Guardiola – (Foto Arte: ge.globo)

Desde a última conquista, com o Barcelona em 2011, Pep conviveu com decepções no Bayern e a demorada construção de uma identidade no Manchester City.

Pep Guardiola é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores treinadores de futebol das últimas décadas. Dono de um estilo de jogo que encantou o mundo, acumulou taças por onde passou, mas um peso acompanha o espanhol nos últimos dez anos: não conquistar a Liga dos Campeões.

Algo que pode mudar justamente neste sábado, quando às 16h o Manchester City decide o título europeu contra o Chelsea no Estádio do Dragão, em Portugal. Você acompanha tudo em Tempo Real no ge.

Caso consiga conquistar a taça, Pep, que já foi campeão duas vezes, em 2009 e 2011, com o Barcelona, iguala o recorde de títulos da Liga dos Campeões por um treinador, com três. Apenas três técnicos (Zidane, Ancelotti e Paisley) na história conseguiram vencer o principal torneio europeu tantas vezes.

Ao lado de Guardiola, outros 15 treinadores foram campeões duas vezes. Além dos troféus como comandante do time de Lionel Messi, o treinador catalão soma também um triunfo como jogador, em 1992, também no Barcelona sob o comando de Johann Cruyff.

Guardiola celebra gol com Messi na final da Champions de 2009 — Foto: Paul Gilham/Getty Images

Guardiola celebra gol com Messi na final da Champions de 2009 – (Foto: Paul Gilham/Getty Images)

Já em 2009, o primeiro ano com a equipe principal, Guardiola mostrou o estilo de jogo que marcou sua carreira, muito ofensivo e agressivo, desejando a posse de bola e pressionando a saída dos adversários.

Os resultados foram excepcionais. Os blaugranas conquistaram todos os seis títulos disputados, entre eles a Champions League sobre o Manchester United, com um 2 a 0 na final e gol de cabeça de Lionel Messi.

Com Guardiola, Messi floresceu e se tornou o grande astro do futebol mundial, sendo eleito o melhor jogador do mundo em todos os anos que trabalhou junto com o espanhol. Na Liga, Messi e Pep amargaram uma eliminação doída para a Inter de Milão em 2010, quando tentavam o bicampeonato.

Mas um ano depois voltaram a encontrar o Manchester United na decisão, e o resultado foi o mesmo: vitória e taça para o time catalão. Em três anos como treinador da equipe principal, Pep Guardiola já tinha duas Champions no currículo. Parecia que muitas outras viriam, mas foi ali que a seca começou.

Blog com ge.globo