Gravações mostram que Del Nero, mesmo banido pela Fifa, seguia influindo nas decisões da CBF
   23 de maio de 2021   │     11:00  │  0

Gravações mostram que Del Nero, mesmo banido pela Fifa, seguia influindo nas decisões da CBF

Del Nero e Caboclo – (Foto: LANCE)

Áudios de julho de 2018 obtidos pela ESPN expõem que decisões de Rogério Caboclo passaram por aval do ex-mandatário da entidade. Aval para Tite passou por Del Nero.

Semanas após surgirem rumores de uma crise interna na CBF capaz de derrubar Rogério Caboclo da presidência, a ESPN divulgou áudios que evidenciam a forte influência do ex-presidente Marco Polo Del Nero no comando da entidade. Del Nero, mesmo banido do futebol e, por isto, não podendo ter contato com a bola, é responsável por dar a última palavra em muitas das decisões em torno do cenário futebolístico brasileiro.

Nos últimos três anos, Del Nero debateu e alinhou a indicação de funcionários para cargos menores, conversas da rotina da CBF e até contratos milionários feitos pela entidade.

Informado sobre os áudios, Caboclo afirmou à ESPN que estava surpreso e frisou que jamais autorizou captações no prédio.

– Nunca, jamais, em tempo algum, fosse aqui na CBF ou fora, eu gravei algum tipo de conversa. E não sabia que estavam gravando – disse.

O mandatário preferiu não se pronunciar sobre o conteúdo dos áudios.

Em duas gravações, o então diretor de seleções, Edu Gaspar, e Rogério Caboclo deixam evidente a subserviência a Del Nero. Uma delas é de 19 de julho de 2018, na qual o coordenador de Seleções na época, Edu Gaspar, aborda o fato do técnico Tite seguir na Seleção Brasileira. A ideia de Marco Polo era a manutenção do comandante, mas Rogério Caboclo indicava que era necessária uma mudança na comissão técnica.

Edu Gaspar, ao tentar demover Caboclo da ideia, detalhou.
– Falei para você e para o Marco Polo de darmos esse passo para trás para poder manter a nossa estrutura de trabalho – disse.

Outro sinal da influência é a conduta do mandatário que seria empossado na CBF no ano seguinte.

– Eu não tomo decisões sozinho. Tem o (Coronel) Nunes aqui (então presidente em exercício), tem o Marco Polo – afirmou Rogério Caboclo.

Edu Gaspar também detalhou que conversou com Del Nero sobre a possibilidade de Sylvinho passar a ser o auxiliar mais próximo de Tite, no lugar de Cléber Xavier. Após dizer que não toma as decisões sozinho, Rogério Caboclo fala sobre a expectativa de Del Nero em relação à punição imposta pela Fifa ser revertida.

– Marco está até com uma expectativa boa do julgamento que ele vai ter no tribunal – e, em seguida, indicou:

– Se isso for uma fórmula que funcione, eu vou conversar com o Marco agora à tarde para a gente bater o martelo. E explicar ‘se for isso, funciona’” – completou.

FIFA SABE DE TUDO E ESTÁ MONITORANDO

O vazamento das conversas aumentou a irritação de Rogério Caboclo, que chegou a convocar uma reunião de emergência e proibir a entrada de celulares no prédio. Procurado pela ESPN, Edu Gaspar não retornou as ligações. A Fifa afirmou que está “monitorando a situação”.

Blog com ISTOÉ/LANCE