Ferj sugere público na final do Carioca entre Flamengo e Fluminense; Prefeitura veta
   13 de maio de 2021   │     6:00  │  0

Maracanã deverá receber os jogos da dupla Fla-Flu pela oitava rodada do Campeonato Carioca -Maracanã deverá receber os jogos da dupla Fla-Flu pela oitava rodada do Campeonato Carioca – (Foto: Fábio Motta)

A Federação do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) publicou uma resolução a respeito da presença do público nas finais do Campeonato Carioca, marcadas para os dois próximos sábados entre Flamengo e Fluminense.

O comunicado indica que não há medida restritiva vigente que impeça o comparecimento de torcedores e que eles poderão ter acesso ao estádio se esse for o desejo de ambos os clubes.

No entanto, uma reunião vai ouvir as autoridades caso Flamengo e Fluminense (que já se manifestou de forma contrária) sejam a favor. O Corpo de Bombeiros precisa dar o laudo de liberação e seguir o decreto estadual, que é mais rigoroso. No encontro virtual, o percentual de público será sugerido pelas partes interessadas.

De antemão, a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado indicaram que não estão autorizados os jogos com presença de público na atual fase da pandemia. Como o município se encontra em “bandeira vermelha”, não é permitida a realização de jogos com público.

De acordo com “O Dia”, o Flamengo teria procurado a Ferj para discutir a possibilidade, com a intenção de que as partidas tenham 30% de torcida. Segundo O GLOBO apurou, a discordância entre os clubes pode gerar outros problemas.

Pelo regulamento do Estadual, as receitas e despesas são divididas entre os clubes. Se o Fluminense não topar, e o Flamengo quiser público, as divisões seriam mantidas? Tanto dos ganhos como do prejuízo? Perguntas que ainda não têm resposta e rondam os bastidores das equipes.

Com a posição da entidade, caberia aos clubes entrar em consenso sobre o assunto. Mas logo após o anúncio da Ferj, o Fluminense, mandante da primeira partida, reafirmou ainda sua posição contrária à abertura de portões para a torcida durante a pandemia.

Os times se enfrentam na partida de ida no próximo sábado, às 21h05. O jogo de volta será realizado no dia 22, no mesmo horário. Ambos serão disputados no Maracanã.

Se aprovada, a presença de público nas finais do Carioca seriam um feito inédito no futebol brasileiro desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Fluminense desconhece convite

Internamente, no Fluminense, causou estranhamento o fato de o ofício da Ferj ser divulgado antes mesmo de um convite formal ser apresentado ao clube. Até então, nenhuma convocação foi enviada para a reunião, o que deve acontecer nas próximas horas deste quarta-feira. Todas as vezes que o clube foi consultado extraoficialmente sobre o assunto, a posição foi contrária.

Blog com EXTRA