Palmeiras arranca no fim e chega às quartas do Paulista em alta por força de elenco e base
   11 de maio de 2021   │     16:00  │  0

Jogadores do Palmeiras comemoram o gol de Willian contra a Ponte Preta — Foto: Cesar Greco

Jogadores do Palmeiras comemoram o gol de Willian contra a Ponte Preta – (Foto: Cesar Greco)

Quando perdeu para a Inter de Limeira, há pouco mais de uma semana, o Palmeiras ficou a seis pontos da zona de classificação no Paulista, restando três jogos a disputar.

O que parecia uma situação improvável se tornou real quando o Verdão, mais uma vez com reservas e garotos, venceu a terceira partida seguida e, com os tropeços do Novorizontino, avançou para as quartas de final.

A arrancada veio nos triunfos contra Santo André, Santos e agora Ponte Preta. O primeiro jogo não foi bom, mas tanto no clássico quanto no 3 a 0 do domingo, a equipe de Abel Ferreira teve bons momentos e mostrou, mais uma vez, a força deste grupo.

Sem 12 jogadores poupados, o Palmeiras teve no Moisés Lucarelli uma mescla dos times B e C. Mayke, Giovani, Viña, Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Wesley e Willian, titulares contra o Santos, foram mantidos no domingo. O experiente Jailson se juntou aos garotos Vanderlan, Michel e Danilo como novidades para enfrentar a Ponte.

Ainda que a Macaca tenha incomodado, o Verdão teve atuações seguras de Michel, que fez sua estreia como profissional, e Vanderlan, lateral-esquerdo que tem se destacado como zagueiro.

Gustavo Scarpa, líder do time nesta sequência de três vitórias, deu mais uma demonstração de que aproveitou as chances no Paulista. Foi dele o gol que abriu o placar em Campinas, e também as assistências para que Willian e Wesley marcassem.

Diferentemente das primeiras exibições da equipe com reservas, o Palmeiras demonstrou especialmente nos últimos dois jogos mais organização para atacar e um cenário favorável para que garotos tivessem um desempenho melhor, também.

A classificação faz com que o Verdão continue sua maratona de jogos. Serão 11 em 23 dias, já contando a partida de terça, contra o Independiente del Valle-EQU, e as quartas de final do Paulista, contra o Red Bull Bragantino.

Não é o ideal para o trabalho da comissão técnica, que reclama frequentemente (com razão) do calendário, mas por outro lado é uma chance para que os reservas e os garotos mostrem seu valor.

Mesmo entrando na fase decisiva do Paulista, o Palmeiras deve seguir o plano de não colocar titulares. A oportunidade para os outros jogadores em um mata-mata pode ser muito importante também para Abel, pensando em mais opções para o decorrer da temporada.

Ainda que tenha chegado apenas Danilo Barbosa como reforço e existam lacunas a serem preenchidas, o elenco alviverde mostra nesta maratona de jogos sua força. E chega em alta, mesmo sem seus principais nomes, para defender o título conquistado no ano passado.

Blog com ge,globo