Grêmio marca 8 gols em um jogo após 22 anos com força do ataque e consolida opções
   8 de maio de 2021   │     14:00  │  0

Luiz Fernando, Diego Souza e Ferreira anotaram cinco gols no primeiro tempo — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Luiz Fernando, Diego Souza e Ferreira anotaram cinco gols no primeiro tempo — (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Darlan mais avançado, jovens no segundo tempo e bom jogo de Luiz Fernando sustentam 8 a 0 sobre o Aragua, na Arena. Tricolor repetiu resultado de 1999, pelo Gauchão.

A noite de quinta-feira, sob um frio sutil em Porto Alegre, foi histórica. Não pela grandiosidade do adversário ou da competição. Mas o Grêmio fez uma das maiores goleadas de sua história moderna, construiu o maior resultado da Arena e passeou no 8 a 0 sobre o Aragua, com seis gols marcados na etapa inicial.

O Grêmio não chegava a oito gols em uma mesma partida desde 1999, ou seja, há 22 anos, quando fez o mesmo resultado sobre o Lajeadense, pelo Gauchão.

Ao observar o elenco e mudar peças, o técnico Tiago Nunes também viu um apetite que fica marcado especialmente se pensarmos em temporadas recentes, quando o time diminuía o ritmo com o placar favorável. Desta vez, não. Foram seis gols entre o minuto 2 e o 27 da etapa inicial, uma diretriz implementada pelo treinador.

Chama atenção que seis dos oito gols saíram dos pés dos atacantes: Luiz Fernando, Ferreira, Diego Souza e Churín. O Grêmio teve repertório e começou a mostrar algumas marcas de Tiago Nunes.

A partida foi usada pelo técnico justamente para testes. Usou Luiz Fernando, Darlan, Maicon e Diogo Barbosa entre os titulares — é bom citar que Matheus Henrique e Jean Pyerre foram desfalques por lesão. O contexto favoreceu para dar descanso a alguns jogadores.

— Cada jogo é enxergar uma oportunidade dos atletas em jogos e cenários diferentes, competitivos. Fisicamente, jogos mais táticos ou mais técnicos. Ainda avaliamos nosso elenco, que é muito bom. Mas estamos tentando encontrar as melhores formações, os atletas complementares para que a gente possa ter uma equipe equilibrada na maior parte do tempo — destacou o técnico Tiago Nunes.

Em menos de três minutos, Luiz Fernando aproveitou erro de Yéguez — o zagueiro seria substituído antes dos 30 minutos de jogo — para começar a contagem. A ponto da eficiência chegar a oito chutes e cinco gols marcados.

Tem sido uma constante, aliás, o Grêmio aproveitar os erros forçados dos rivais. Já criou chances assim contra Lanús e Caxias. As arrancadas de Ferreira também têm sido recorrentes e uma característica do Tricolor de Tiago Nunes.

O 100% de aproveitamento em quatro partidas cria uma realidade tranquila para Tiago Nunes trabalhar no clube em sua arrancada e ajustar mais as ideias. O Tricolor tem pela frente a segunda partida da semifinal do Gauchão, neste domingo, na Arena, contra o Caxias.


Blog com Eduardo Moura — Porto Alegre/ge.globo