Zerado em jogos mais cascudos em 2021, Bahia tem histórico de jejum e seca contra o Ceará
   7 de maio de 2021   │     13:00  │  0

Zerado em jogos mais cascudos em 2021, Bahia tem histórico de jejum e seca contra o Ceará

Sábado vamos conhecer qual é o time ‘bom de bola’ do Nordeste – (Felipe Oliveira / EC Bahia)

Tricolor tem média superior a dois gols por partida na temporada, mas passou em branco em quatro jogos em 2021; time não vence o Ceará desde 2018.

Depois da derrota para o Ceará por 1 a 0 no jogo de ida da final da Copa do Nordeste, nada mais resta ao Bahia que marcar gols na partida de volta para ficar com o título da competição. O problema é que o mesmo time que tem ataque com média superior a dois gols por partida passou em branco nos jogos mais “cascudos” de 2021. E ainda tem um histórico recente com o Ceará nada animador.

O time principal do Bahia tem 15 jogos realizados na temporada, com 39 gols marcados. A média do Tricolor, portanto, é superior a dois por partida. Justo o necessário para superar o Ceará (desde que não sofra gols) e chegar ao quarto título da Copa do Nordeste.

E boa parte da força do ataque do Bahia está no trio formado por Gilberto, Rossi e Rodriguinho. Juntos, eles são responsáveis por 17 desses gols. O primeiro, por sinal, é o artilheiro da Copa do Nordeste, com oito gols marcados.

Só que esse grande poderio de fogo da equipe treinada por Dado Cavalcanti também já passou em branco em quatro partidas, diante de alguns dos rivais vistos como mais duros até aqui na temporada: Ceará (primeiro jogo da final), Fortaleza (semifinal da Copa do Nordeste), Vitória e CSA (fase de grupos).

E o retrospecto fica pior se o recorte for apenas de jogos contra o Ceará. O Tricolor não vence o Vozão há oito jogos – desde novembro de 2018. Além disso, a equipe sequer balançou as redes nos últimos quatro jogos que disputou contra aos comandados de Guto Ferreira.

Retrospecto Bahia x Ceará

Bahia 0 x 1 Ceará
Nordestão 2021
Bahia 0 x 2 Ceará
Brasileirão 2020
Ceará 2 x 0 Bahia
Brasileirão 2020
Bahia 0 x 1 Ceará
Nordestão 2020
Ceará 3 x 1 Bahia
Nordestão 2020
Ceará 2 x 2 Bahia
Nordestão 2020
Bahia 1 x 2 Ceará
Brasileirão 2019
Ceará 0 x 0 Bahia
Brasileirão 2019

Mas estes são apenas alguns dos ingredientes da final deste sábado. Um histórico ruim, em que só cabe ao Tricolor dar números finais para superar o Ceará e conquistar a taça da Copa do Nordeste. A oportunidade está ao alcance e tem bola rolando às 16h deste sábado.

Blog com Ruan Melo/ge.globo/Salvador