Dirigente do Independiente relata ameaça de policiais; médico desconhecia protocolo do Brasil
   6 de maio de 2021   │     20:00  │  0

Jogadores do Independiente dormem no chão do aeroporto de Salvador — Foto: Divulgação / Independiente

Jogadores do Independiente dormem no chão do aeroporto de Salvador — (Foto: Divulgação / Independiente)

O desembarque do Independiente-ARG em Salvador para o jogo contra o Bahia, pela Copa Sul-Americana, foi turbulento. Oito jogadores e dois integrantes da comissão técnica, além de um assessor de imprensa, foram impedidos de deixar o aeroporto após apresentarem testes de PCR positivos para Covid-19.

Na manhã de terça-feira, enquanto o grupo ainda estava retido, Walter Lusnig, dirigente do Rey de Copas, deu uma entrevista para a rádio La Red, da Argentina, e relatou ter sido ameaçado por policiais.

– Eles ligaram o ar condicionado, nos deixaram deitados no chão. Acho que era preferível dormir na rua. Trouxeram-nos cobertores e comida do hotel. A polícia brasileira é bastante complexa. Com a troca da guarda, vieram até nós, houve um pequeno conflito e ameaçaram sacar uma arma. Insaurralde e Arregui foram levados para conversar – contou Lusnig, ao afirmar que o grupo teria sido abordado de forma agressiva para deixar o saguão onde estavam deitados, no aeroporto.

– O que passou foi que dormimos no piso do aeroporto, uma loucura. (…) Os policiais nos ameaçaram, metendo a mão na cintura como se fossem sacar uma arma – completou.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Federal, através do delegado responsável pela área, que informou que “não foi registrada nenhuma ocorrência a respeito”.

Os jogadores e integrantes da comissão técnica do Independiente que tinham PCR positivo embarcaram de volta para a Argentina no início da tarde.

O que diz a Anvisa

Responsável por barrar parte da delegação do Independiente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota onde aborda o ocorrido. No texto, a Anvisa afirma que determinou o isolamento dos demais membros da delegação da equipe argentina.

“A Anvisa determinou nesta terça-feira, 04/05, que onze membros da delegação do clube de futebol Independiente, da Argentina, ficassem retidos em área restrita do aeroporto de Salvador (BA). Estes viajantes apresentaram teste positivo para Covid-19 em coleta realizada no dia 01/05.

A proibição de entrada no Brasil atende ao disposto na Portaria nº 652/2021. A norma condiciona a entrada de estrangeiros no país por via aérea à apresentação para a companhia responsável pelo voo de documento comprovando resultado negativo ou não reagente em teste laboratorial de Covid-19 realizado dentro de 72 horas antes do embarque.

A Anvisa determinou ainda o isolamento para os demais membros da delegação e tripulantes da aeronave, tendo em vista que tiveram contato próximo com casos positivos. Eles estão hospedados na rede hoteleira de Salvador.

As equipes da Vigilância Sanitária do Estado da Bahia e da Vigilância Epidemiológica de Salvador foram acionadas para acompanhar o caso”.

A partida entre Bahia e Independiente chegou a ser adiada pela Conmebol para quarta-feira. A entidade, contudo, voltou atrás e confirmou o jogo para terça-feira, às 19h15 (de Brasília), no estádio de Pituaçu, em Salvador.