Japão decreta estado de emergência a três meses dos Jogos Olímpicos
   25 de abril de 2021   │     12:45  │  0

Yoshihide Suga, em coletiva para a imprensa, nesta sexta-feiraYoshihide Suga, ontem, em coletiva para a imprensa – (Foto: Foto: POOL / REUTERS)

Yoshihide Suga, o primeiro-ministro japonês, decretou na sexta-feira o terceiro estado de emergência para Tóquio e três outras prefeituras para conter a propagação da Covid-19, faltando três meses para os Jogos Olímpicos no país. A medida entrará em vigor domingo e se estenderá até 11 de maio e o governo exigirá o fechamento de restaurantes, bares e karaokês que servem bebidas alcoólicas. Grandes eventos esportivos serão realizados sem público.

O fim do estado de emergência ocorrerá às vésperas de uma visita do presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, o que fez aumentar a especulação de que o governo estaria priorizando o calendário olímpico em detrimento da saúde da população.

— Hoje decidimos declarar o estado de emergência em Tóquio, Kyoto, Osaca e Hyogo — anunciou Yoshihide Suga, justificando a medida com um aumento do número das diferentes variantes do SARS-CoV-2 nos novos casos de infecção.

Desta vez, o Japão endureceu as restrições nos locais que vendem bebidas alcoólicas, uma vez que especialistas acreditam que o álcool pode ajudar a acelerar a transmissão do vírus. Eles entendem que ao consumir bebidas do tipo, as pessoas tendem a se manifestar de forma mais eufórica, de descuidar da higiene e de permanecer mais tempo na mesa do bar.

Lojas de departamentos, cinemas e outras instalações comerciais com mais de mil metros quadrados também precisarão fechar, e haverá solicitações a empresas para que façam concessões ao trabalho remoto. As escolas permanecerão abertas.

— Temos que limitar absolutamente a movimentação de pessoas, e temos que fazer isso de forma decisiva. Precisamos de medidas poderosas, curtas e focadas — disse o ministro da Economia japonês, Yasutoshi Nishimura.

Em abril do ano passado, a Organização Mundial da Saúde alertou que o álcool pode diminuir a resposta imunológica de uma pessoa ao coronavírus.

A campanha de vacinação no Japão está atrasada em relação a muitos países. Começou em meados de fevereiro, mas os progressos têm sido lentos devido à falta de vacinas e de profissionais de saúde.

Perante o aumento de casos de Covid-19, aumentam também as dúvidas sobre a possibilidade de realização da Olimpíada de Tóquio, que têm início agendado para 23 de julho.

Blog com EXTRA