Conheça os homens por trás do fracassado projeto da Superliga
   22 de abril de 2021   │     13:45  │  0

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Florentino Perez, Joan Laporta, Enrique Cerezo, Andrea Agnelli, Steven Zhang, Ivan Gazidis, Stan Kroenke, Joel Glazer, John W .Henry, Daniel Levy, Roman Abramovich e Ferran Soriano. — Foto: AFP

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Florentino Perez, Joan Laporta, Enrique Cerezo, Andrea Agnelli, Steven Zhang, Ivan Gazidis, Stan Kroenke, Joel Glazer, John W .Henry, Daniel Levy, Roman Abramovich e Ferran Soriano. — (Fotos: AFP)

Você já deve ter ouvido falar da trilogia do filme “Onze Homens e um Segredo”. O futebol internacional teve nos últimos dias a revelação do plano (que nem era tão sigiloso assim) da criação da Superliga. Mas o projeto de 12 dos principais clubes da Europa de construir um novo torneio — e implodir a Liga dos Campeões — saiu pela culatra.

Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham. Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid. Inter de Milão, Juventus e Milan. Esses eram os clubes fundadores da Superliga.
“Eram” porque os clubes ingleses já desistiram, assim como Atlético de Madrid, Inter de Milão, Juventus e Milan. A repercussão negativa fez a competição ser suspensa. O Barça, único sobrevivente junto ao Real Madrid, só continua se os seus sócios aprovarem.

Dos 12 clubes mencionados, 11 figuraram entre os 14 mais ricos da Europa ao fim da última temporada, segundo levantamento da consultoria inglesa Deloitte. Se Paris-Saint Germain, Bayern de Munique e Borussia Dortmund tivessem aceito o convite, seriam todos. O Milan ocupou o 30º lugar no último ranking.

Um terço dos (ex-)integrantes desta “super liga” tem como donos investidores norte-americanos. Em outros três clubes, quem dá as ordens é um estrangeiro de outro país. Só três contam com um mandatário “100% nacional”. E dois funcionam sob o modelo de sócios.

Blog com ge.globo