Cancelamento dos Jogos de Tóquio é uma possibilidade, afirma líder político japonês
   15 de abril de 2021   │     17:02  │  0

Para Toshihiro Nikai, não há razão para realização do evento se ele catalisar contágios

Para Toshihiro Nikai, não há razão para realização do evento se ele catalisar contágios – 

Secretário-geral do Partido Liberal-Democrata acrescentou que vê Olimpíadas como uma “oportunidade” e que é “importante para o Japão fomentar o entusiasmo com o apoio da população”

O número dois do principal partido que governa o Japão afirmou que os Jogos Olímpicos de Tóquio podem ser cancelados como último recurso, no momento em que o país enfrenta um novo surto da pandemia de coronavírus. “Precisamos cancelar sem hesitação se eles (os Jogos) não forem mais possíveis”, declarou Toshihiro Nikai, secretário-geral do Partido Liberal-Democrata (PLD), em uma entrevista ao canal japonês TBS.

“Se os contágios se propagarem por causa das Olimpíadas, não sei para que servem as Olimpíadas”, comentou. Ele acrescentou, no entanto, que vê os Jogos como uma “oportunidade” e que é “importante para o Japão fomentar o entusiasmo com o apoio da população”. “Definitivamente, queremos fazer (dos Jogos) um sucesso. Para isso, há vários problemas que precisam ser resolvidos. É importante resolvê-los um por um”.

Um pouco depois, um dirigente do PLD, que pediu anonimato, destacou à agência Jiji que “os Jogos não serão cancelados”. A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, interpretou as palavras de Nikai como “uma opção”: “Eu considero uma mensagem de ânimo forte para conter o coronavírus por todos os meios”.

Tóquio e outras cidades japonesas adotaram novas restrições sanitárias e eventos-teste olímpicos foram adiados. A vacinação no país avança em ritmo lento (1,1 milhão de habitantes receberam uma dose, em uma população de 126 milhões).

“Preparados para o pior”
A situação afeta tanto os eventos de preparação para os Jogos como o revezamento da tocha olímpica, que começou em 25 de março. Na quarta-feira, a cidade de Matsuyama, na região oeste do país, anunciou o cancelamento da passagem da chama olímpica pela localidade. O departamento de Osaka decidiu na semana passada que o revezamento aconteceria em um parque fechado ao público.

Blog com o CORREIO DO POVO/RS