Desejo antigo, carência no elenco e experiência: por que o Grêmio contratou Thiago Santos
   13 de abril de 2021   │     23:10  │  0

Thiago Santos desembarca em Porto Alegre para assinar com o Grêmio — Foto: Lucas Bubols/ge.globo

Thiago Santos desembarca em Porto Alegre para assinar com o Grêmio — (Foto: Lucas Bubols/ge.globo)

A contratação de Thiago Santos pelo Grêmio envolveu um desejo antigo do clube e a análise de uma carência no elenco: um volante defensivo. O ge apurou que o jogador soube da rejeição da torcida, vista nas redes sociais após o anúncio, mas que está confiante em responder dentro de campo o desafio de voltar ao Brasil.

O Grêmio adquiriu 100% dos direitos de Thiago em uma negociação com o FC Dallas, dos Estados Unidos. Inclusive, o Tricolor pagou mais que o clube americano investiu quando o contratou do Palmeiras.

O valor atual da transferência passa de US$ 1 milhão e o contrato firmado foi de três temporadas. O Palmeiras vendeu Thiago para o clube americano em dezembro de 2019 por cerca de US$ 700 mil.

Thiago chegou a contatar a direção do Dallas para rescindir seu contrato. O jogador alegou que era uma oportunidade única da carreira partir para um novo desafio: jogar no Grêmio e disputar títulos atuando por um clube brasileiro.

Ao chegar ao Dallas em janeiro, nem mesmo o clube americano pensava que poderia revender o atleta. A ideia era que ele ficasse por mais de uma temporada na equipe. O que não ocorreu. Durante sua estadia lá, Thiago teve, no mínimo, quatro clubes brasileiros interessados.

Antes do Grêmio, o Cruzeiro chegou a contatar o Dallas e o estafe do jogador para uma possível contratação após indicação do ex-técnico Felipão. O negócio, porém, era complexo demais para a Raposa, que desistiu.

Internamente, a análise no Grêmio é que Thiago pode ser um jogador “extremamente” útil defensivamente. Ele chega para uma das posições que o clube mais via com urgência: a do camisa 5. Apesar de ter 31 anos, uma idade acima do perfil procurado.

Foi elogiado por lideranças do clube antes de ser contratado, como Geromel e Kannemann. Até mesmo o técnico Renato saiu em sua defesa.

— Só peço ao torcedor um pouco de calma. O Thiago vai nos ajudar. Tem uma marcação muito forte. Sei que o torcedor viu os nomes que estávamos trabalhando. Mas não podemos precipitar e trazer o jogador errado. Estamos atentos — declarou o treinador após vencer o Gre-Nal.

Blog com Lucas Bubols — ge.globo/Porto Alegre