Investigação conclui que clube do Rio falsificou 57 exames de Covid; três pessoas são denunciadas
   8 de abril de 2021   │     13:50  │  0

Angêlo Benachio, presidente do Mesquita, é um dos denunciados — Foto: Arquivo Pessoal

Angêlo Benachio, presidente do Mesquita, é um dos denunciados – ( Foto: Arquivo Pessoal)

Uma investigação do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) concluiu que o Mesquita Futebol Clube falsificou 57 exames de coronavírus durante a disputa da última Série B2 do Campeonato Carioca, que terminou em fevereiro.

Ângelo Benachio, que é o atual presidente do clube; Cleber Louzada, ex-presidente; e o gestor Antônio Carlos Dias de Souza foram denunciados pela Procuradoria. No caso de pena máxima, eles podem ser suspensos do futebol, cada um, por quatro anos e meio, além de pagar multa de R$ 200 mil.

A suspeita veio à tona há dois meses, mas, até então, havia indícios de falsificação em apenas dois exames – o principal era a assinatura de uma coordenadora que já havia falecido. O TJD-RJ abriu inquérito e entregou o relatório do auditor Rodrigo Octávio Pinto Borges à Procuradoria, que por sua vez apresentou denúncia na semana passada. O processo deve ser distribuído nos próximos dias.

A investigação concluiu que o Mesquita apresentou à federação dois lotes de exames falsos: o primeiro no dia 29 de dezembro e o segundo no dia 7 de janeiro. Os testes antecederam os jogos da equipe, respectivamente, contra Barra da Tijuca, pela quarta rodada da Taça Waldir Amaral, que é o segundo turno da competição; e contra Mageense, pela sexta rodada.

De acordo com o inquérito, o gestor era o responsável por informar ao clube as datas das colheitas de material, enquanto o ex-presidente (cuja gestão terminou em 31 de dezembro) e o atual (que assumiu em 1º de janeiro) eram as pessoas que enviavam os resultados para a federação.

“Então, começa a perceber um conluio, um orquestramento dos atos e das pessoas, de modo que todos sabiam e consentiam com a prática delituosa investigada”, diz o relatório.

Blog com ge.globo