Corinthians volta a ficar fora de lista da CBF com Certificado de Clube Formador
   7 de abril de 2021   │     23:30  │  0

O Corinthians deixou de aparecer pela segunda vez consecutiva na lista da CBF dos clubes brasileiros que possuem o Certificado de Clube Formador (CCF).

O clube já havia ficado fora na relação divulgada setembro de 2020 e não apareceu também na atualização divulgada pela CBF em 1ª de abril. O Timão já está há um ano sem o selo. Flamengo e Palmeiras retornaram à lista. Ao todo, 28 clubes brasileiros possuem o CCF.

Dos quatro grandes de São Paulo, apenas o Corinthians é ausência. Outros cinco times do estado possuem o certificado: Desportivo Brasil, Grêmio Novorizontino, Guarani, Ituano e Red Bull Bragantino.

A justificativa

Uma das exigências da CBF para a emissão do certificado é a boa condição oferecida aos jogadores de base nos critérios de alimentação, higiene, segurança e salubridade de todas as instalações de seu CT e alojamento.

O Corinthians possuía o CCF até o ano passado. O ge apurou que a perda aconteceu em março de 2020 por falta de regularização da documentação na chamada “Casa dos Atletas”, local em que os garotos ficam alojados no Tatuapé, próximo ao Parque São Jorge.

Como foi adaptado para ser um alojamento, o imóvel alugado não possui alvará de funcionamento da Prefeitura Municipal de São Paulo para funcionar como um hotel.

O Corinthians aguarda os detalhes burocráticos para obter a regularização. Por conta da pandemia, apenas oito jogadores do time sub-17 utilizam o local atualmente. O clube garante que os laudos do Corpo de Bombeiro estão em dia e que, assim, não há nenhum risco à segurança dos jovens.

Em nota, o Corinthians disse que “contratou uma empresa que já emitiu laudos de habitabilidade que foram encaminhados ao Ministério Público e que serão enviados ainda nesta semana para a CBF”.

Blog com ge.globo