Com 81 anos de história, Leônico/BA investe na base, mas não desiste de voltar ao Baianão
   3 de abril de 2021   │     11:50  │  0

Leônico vice-campeão baiano em 1984 | (Foto: Divulgação / Leônico)

Neste sábado de Aleluia (3), a Associação Desportiva Leônico de Salvador, completa 81 anos de fundação. Para contar um pouco da história de um dos clubes de futebol mais tradicionais da Bahia, a reportagem do Bahia Notícias entrou em contato com o senhor Guiovaldo Veiga. Lúcido aos 90 anos, ele é filho do fundador da agremiação, Osvaldo Veiga, e já defendeu o “Moleque Travesso” como jogador e também como presidente. A história do grupo, fundado em 1940, ainda é vívida em sua memória.

O Leônico começou sem nenhuma intenção de chegar ao profissional. A ideia era apenas disputar os campeonatos de futebol entre as empresas instaladas em Salvador. Esportista, Osvaldo era remador do Vitória e gostava de jogar o esporte bretão.

“Ele jogava futebol, mas mesmo jovem foi trabalhar numa empresa alemã exportadora de fumo. E aqui tinha um campeonato no final de outubro chamado Torneio Caixeiral, que comemorava o Dia dos Comerciários. Era o maior torneio de Salvador, porque envolvia as grande firmas da cidade. Então apareceu um alemão, naturalizado argentino, para ser diretor da empresa e que também gostava de futebol. Meu pai era requisitado para jogar em outros clubes desse torneio. Mas ele propôs ao alemão-argentino fazer o time da empresa Carl Leoni & Co”, contou.

O nome Leônico foi ideia de Osvaldo. “Era o Leoni da firma e Co, de companhia”, explicou Guiovaldo. Já as cores do novo clube, grená e branca, foram inspiradas no Independiente, da Argentina, já que o diretor alemão argentino foi conselheiro da agremiação de Buenos Aires e providenciou as camisas. “Ele encomendou as camisas na Argentina. Era camisa de seda com botões até o meio da barriga e gola branca, com calção e meia branca também. Essa camisa durou uns 15 anos, foi de 1960 até entrarmos no profissional”, lembrou. “Eu joguei com ela”, fez questão de frisar.

O Leônico passou a colecionar títulos das divisões amadoras até chegar ao profissional e conquistar o título do Baianão em 1966. “Daí o Leônico começou a ganhar troféus no interior, em Salvador. Chegamos a ser campeões em 1966, vice-campeões 1974, 1984, cinco vezes campeões do torneio de incentivo, três vezes campeão do torneio início”, relembrou.

Wassil Barbosa, comentarista que trabalhou nas emissoras alagoanas, já falecido, foi um dos grandes destaques do Leônico, depois de fazer sucesso em grandes clubes baianos e pernambucanos

Blog e Bahia Notícias