CBF fará testes com câmeras exclusivas para VAR no Gre-Nal
   2 de abril de 2021   │     21:45  │  0

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitou para a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e o Gre-Nal deste sábado terá o primeiro teste no Brasil de uma nova tecnologia que a entidade quer implantar no futebol brasileiro no árbitro de vídeo. O jogo será o primeiro da história do recurso que utilizará também câmeras exclusivas da CBF.

Na maioria das partidas disputadas no país até agora, a tecnologia do VAR era mapeada pelas câmeras 6 e 7 do estádio, responsáveis pelas linhas de impedimento. Agora, a operação da empresa Hawk-Eye também utilizará as imagens da câmera 1, a principal do jogo, e de outras duas exclusivas da CBF, localizadas do lado oposto do campo, fixadas na linha do gol. Com maior número de câmeras, será possível reduzir os chamados “pontos cegos” de campo. O cruzamento de todas as imagens proporcionará uma leitura em terceira dimensão.

As duas câmeras da CBF serão de uso exclusiva dos árbitros de vídeo. Caso essas câmeras sejam utilizadas para avaliar algum lance, após a revisão da arbitragem, o sinal será enviado para transmissora de TV que terá a possibilidade de exibição das imagens.

“Toda ajuda possível para reduzir erros é bem-vinda. Em se tratando de VAR, poderemos ter a certeza que trabalharemos com o melhor sistema disponível. E nada melhor do que testar uma tecnologia de ponta em um Gre-Nal”, avalia o presidente da FGF, Luciano Hocsman.

Depois da utilização no Clássico 430, a tecnologia será testada na Supercopa do Brasil, marcada para o próximo dia 11, em duelo que reúne o Flamengo, campeão Brasileirão, e o Palmeiras, campeão da Copa do Brasil. O objetivo é passar a usar as câmeras extras para todas as competições da CBF que utilizam o VAR.

Blog com o CORREIO DO POVO/RS