Associação Europeia quer criação de Mundial de Clubes feminino
   29 de março de 2021   │     20:40  │  0

Ellie Carpenter, do Lyon, disputa bola com Ashley Lawrence, do PSG, em partida das quartas de final da ChampionsEllie Carpenter, do Lyon, disputa bola com Ashley Lawrence, do PSG, em partida das quartas de final da Champions –  Foto: THOMAS SAMSON / AFP)

A Associação Europeia de Clubes (ECA) lançou ontem seu guia de estratégia para o futebol feminino no continente. Entitulado “Be a Changemaker” (seja um agente de mudança, em tradução livre), o plano promete trazer sustentabilidade, oportunidades comerciais e até criar novos clubes europeus.

Em meio à apresentação do projeto, o executivo-chefe do ECA, Charlie Marshall, falou sobre uma das ideias para o jogo. Segundo ele, a criação de um Mundial de Clubes feminino pode acontecer em breve.

— A ideia de um Mundial de Clubes, assim que os calendários estiverem regularizados, é animadora. Eu sei que a Fifa está de olho nisso também. No jogo das mulheres há muito potencial, é mais rápido desenvolver um equilíbrio competitivo global — disse Marshall.

Segundo a chefe de futebol feminino do ECA, Claire Bloomfield, outras competições estão nos planos da associação. Com a Champions League consolidada, há a ideia de de criar uma competição europeia de segundo escalão, nos moldes da Liga Europa.

— Temos a responsabilidade de explorar todas as oportunidades que podem ajudar o cenário a crescer. Isso vale tanto no nível europeu, com essa segunda competição, e mais ainda na escala global, com um possível Mundial de Clubes — explica.