Prodígio que encantou Barcelona e Benfica assinará primeiro contrato na base do Flamengo
   26 de março de 2021   │     16:05  │  0

Manu faz parte da geração 2006 na base do Flamengo — Foto: Arquivo pessoal

Manu faz parte da geração 2006 na base do Flamengo – (Foto: Arquivo pessoal)

Cobiçado pelo Barcelona, abraçado pelo Benfica e com experiência de Europa.

Esse é o currículo do reforço que se apresentará ao Flamengo no início de abril, mas para a categoria Sub-15. Emanuel Ferreira, o Manu, chega de Portugal nas próximas semanas para assinar seu primeiro contrato de formação com o clube carioca e demonstrar no Ninho do Urubu o talento que fez dele um prodígio desde a infância no Maranhão.

Prestes a completar 15 anos, Manu sabe que a trajetória badalada o coloca em evidência, algo que está acostumado desde quando foi aprovado na base do Grêmio, aos nove anos. Foi o clube gaúcho quem notificou a Fifa por aliciamento, o que impediu que as passagens por Barcelona e Benfica tivessem prosseguimento.

A Fifa indica que um jovem nesta idade não pode deixar o país por motivos futebolísticos. Com a sinalização do Grêmio, a entidade máxima do futebol brecou o registro no Barcelona após período de testes em 2017.

O Benfica surgiu como possibilidade, colocou Manu para treinar e disputar campeonatos não oficiais, mas acabou ameaçado de uma punição mais severa depois de duas tentativas de legalizar a situação na federação local. As portas, por sua vez, ficaram abertas de acordo com manifestação dos portugueses.

Em todo este período, o Flamengo monitorou o jovem e entrou em ação em meado de 2019, quando uma tentativa de volta ao Grêmio não deu certo. Cariocas e gaúchos fizeram um acordo de cavalheiros envolvendo percentual dos direitos econômicos quando Manu puder assinar contrato profissional, a partir dos 16 anos, e o Ninho do Urubu passou a ser o destino.

No Flamengo, a avaliação é de que Manu é técnico, inteligente e precisa desenvolver a parte física. No curto período no clube, entre a saída do Grêmio e o início da pandemia, o meia canhoto se destacou como titular da geração 2006. Na ocasião, o atual diretor executivo, Luiz Carlos, foi o responsável pelo processo de captação.

Com a paralisação dos treinamentos, Manu voltou para Portugal, onde mora com a família, e ficou mais de um ano treinando sozinho. A proximidade dos 15 anos e o retorno das atividades fez com que o Brasil voltasse a ser destino. Dessa vez, em definitivo.

Manu com Messi e Suárez durante passagem pelo Barcelona, em 2017 — Foto: Arquivo pessoal

Manu com Messi e Suárez durante passagem pelo Barcelona, em 2017  (Foto: Arquivo pessoal)

– Estou muito ansioso com essa volta. Voltar a treinar, jogar, competir… Depois de um ano e meio parado, vou voltar a fazer o que eu mais amo, que é jogar futebol. Treinar sozinho não é a mesma coisa. Estou muito feliz por jogar no Flamengo – disse Manu em entrevista ao ge.

Blog com ge.globo