Eder Jofre completa 85 anos à espera do Hall da Fama e da 2ª dose da vacina contra a Covid-19
   26 de março de 2021   │     22:00  │  0

Éder Jofre com o cinturão de campeão do peso galo da Associação Mundial de Boxe — Foto: Arquivo Agência Estado

Éder Jofre com o cinturão de campeão do peso galo da Associação Mundial de Boxe – (Foto: Arquivo Agência Estado)

Maior nome da história do boxe brasileiro, Eder Jofre completa nesta sexta-feira 85 anos. Campeão mundial em duas categorias, o ex-pugilista receberia uma nova homenagem pelas façanhas de sua carreira neste mês, quando ingressaria no Hall da Fama do Boxe da Califórnia, nos Estados Unidos.

Porém, em função da pandemia do novo coronavírus, a honraria, que lhe seria concedida no último dia 14, foi remarcada para a segunda quinzena de outubro. Segundo o filho de Eder, Marcel, a cerimônia será realizada em um hotel de Los Angeles, isso caso haja um controle do contágio da Covid-19 até a nova data.

Apelidado de Galo de Ouro, ele vai se juntar a lendas como Muhammad Ali, Joe Louis, Rocky Marciano, George Foreman, Sugar Ray Leonard & Cia. na galeria de imortais. Eder também é o único brasileiro integrar o Hall da Fama de Canastota, próximo a Nova York, desde 1992.

Neste meio-tempo, Eder aguarda outro bem precioso: a segunda dose da vacina contra a Covid-19, que deve tomar entre abril e maio. O herói do boxe brasileiro tomou a primeira dose do imunizante no dia 2 de março. Ele sofre de ETC (Encefalopatia Traumática Crônica), doença neurodegenerativa, e vive com a filha, Andréa, e o genro, Antonio de Oliveira.

O cartel de Eder Jofre tem 75 vitórias em 81 lutas, sendo 50 por nocaute. Ele empatou quatro vezes e perdeu duas. O brasileiro foi eleito o nono melhor pugilista dos últimos 50 anos pela revista americana “The Ring” em 2002.

A lista inclui, por exemplo, Sugar Ray Robinson, Muhammad Ali, Julio Cesar Chavez, Sugar Ray Leonard, Roberto Duran e Carlos Monzón.

Blog com ge.globo