Com meta traçada, Cabo poupa jogadores diante do Macaé; planejamento contempla a performance do Vasco para a temporada
   24 de março de 2021   │     16:06  │  0

Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Marcelo Cabo – Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

O Vasco encerrou os trabalhos visando o jogo diante do Macaé, que acontece hoje, às 18 horas, em São Januário, pela quinta rodada do Campeonato Carioca. Marcelo Cabo tomou algumas decisões para seguir o planejamento dos profissionais que apoiam a comissão técnica da Colina. O treinador seguiu orientações do Departamento de Saúde, bem como, de seus auxiliares no estafe que prepara o elenco Cruz-maltino.

A estratégia encontrada é poupar atletas com o objetivo de preparar o grupo para a principal meta da temporada. A informação é do site oficial do clube:

“O Departamento de Saúde e Performance tem analisado com muito critério a condição de cada atleta nesse início de temporada. Trata-se de um retorno atípico, pois tivemos o início de uma nova temporada muito próxima da anterior. O importante nesse momento é equalizarmos as cargas de treinamento e jogos para que o grupo consiga um nível ótimo de performance na busca do principal objetivo de 2021, que é o acesso para a Série A”, declarou o coordenador científico Marcos Cezar.

A definição de quem será poupado para a partida contra o Macaé foi fruto de observações realizadas por diversos profissionais. A análise multidisciplinar criou planos individuais para cada jogador do Gigante da Colina. Foram considerados: número de jogos na temporada passada, histórico de lesões, minutagem nas partidas mais recentes e perfil físico.

“Foi elaborado um plano individual para todos os atletas do grupo. Serão incrementadas, de forma progressiva, as cargas de treinamentos e jogos para que cada um consiga sustentar níveis de performance elevados nos momentos cruciais das competições. Como exemplo, podemos citar a necessidade de alguns atletas aumentarem seus níveis de força e de massa muscular, o que é inviabilizado quando se joga três vezes na semana”, acrescentou Marcos Cezar.

Contudo, o estudo dos profissionais do Vasco tirou da partida contra o Macaé os jogadores Ricardo Graça, Ernando, Matheus Nunes, Bruno Gomes e Germán Cano. Importante ressaltar que o corte de Ernando da partida, era algo previsto antes mesmo do jogador ser diagnosticado com um edema na musculatura da coxa direita.

Blog com Rafael Leitão/BOLAVIP