Saiba por que Renato é o técnico há mais tempo em um clube da Série A
   22 de março de 2021   │     13:23  │  0

 

Renato Gaúcho é idolatrado pela torcida

 

Treinador do Grêmio desde 2016, ele soube ganhar a confiança da diretoria depois de ter feito história como jogador.

Ao longo dos anos, o Grêmio foi um clube que passou por várias revoluções para se manter com um dos grandes. A primeira diz respeito a um contexto social.

Foi quando se abriu para a diversidade, promovendo uma interação, para muitos tardia, entre negros e brancos no elenco

Na década de 40, o ponta Tesourinha foi contratado e “escancarou-se a abertura que já havia no clube para pessoas de todas as cores”, segundo o escritor Léo Gerchmann, em seu livro “Somos Azuis, Pretos e Brancos”, que conta a história do clube e contesta a afirmação de que em muitas ocasiões, no passado, o clube se pautou por atitudes racistas.

A segunda revolução, veio dentro do conceito de jogo. Até os anos 70 e 80, a equipe era conhecida por um estilo de jogar muito mais uruguaio, baseado em forte marcação e um jogo pesado, com bolas alçadas, do que brasileiro.

O protagonista desta mudança foi um jovem atacante, alto, cabelos longos, personalidade forte e extrovertida chamado Renato. Com a contribuição do treinador Valdir Espinosa.

Nascido em Guaporé (RS), o craque logo ficou conhecido como Renato Gaúcho. Seu estilo sempre irreverente, muito ligado às coisas do Brasil, ajudou a transformar a imagem sisuda do Grêmio em uma bem mais descontraída, com muita ginga carioca inserida no estilo gaúcho.

Desde 1983, quando ele comandou o Grêmio em campo, na vitória por 2 a 0 sobre o Hamburgo, dois gols dele, colocando os alemães para rebolar, Renato levou o Grêmio ao título mundial e dava seus primeiros passos para se tornar o maior ídolo da história do clube. Antes, ele já havia sido decisivo, dando um cruzamento espetacular, após levantar a bola quase na linha lateral e lançar para Caio marcar o gol do título da Libertadores daquele ano.

Ídolo como técnico

Como técnico que mais comandou o Grêmio em todos os tempos, superando os 400 jogos, ele amplia cada vez mais sua credibilidade junto à torcida e diretoria.

Maior ídolo

Para Leo Gerchmann, sob o prisma dos resultados alcançados, Renato pode ser considerado o maior ídolo da história do clube.

“O Renato pode ser considerado o maior ídolo da história do Grêmio pelo que conquistou, mas é muito complicado, por outro lado, dizer isso em um clube que está para completar 118 anos, tem o Eurico Lara, que tem o nome no hino, o próprio Lupicínio Rodrigues, que não era jogador, tem uma representatividade fantástica no Grêmio, o Aírton Pavilhão…a bandeira do Grêmio tem uma estrela dourada em homenagem a Everaldo, uma das feras que conquistaram o tri da seleção em 70, são figuras muito reluzentes. O Renato tem essa questão dos títulos”.

Não foram raras as vezes em que suas declarações o levaram a ser visto como arrogante. Mas, pesando os prós e os contras, o Grêmio reconhece a importância de Renato para o clube.

Quando completou 58 anos, em setembro último, ele foi homenageado com uma mensagem que simboliza toda essa reverência.

“Hoje, o maior ídolo da nossa história, e nosso treinador, completa mais um ano de vida! Feliz aniversário, Renato Portaluppi!” declarou o clube, pelo Twitter.

Ele, por sua vez, já não havia deixado a modéstia de lado ao exigir que o clube erguesse uma estátua em sua homenagem. Foi atendido. E na cerimônia de inauguração, em março de 2019, foi a vez dele relevar a importância do Grêmo em sua vida.

Blog com R7