Botafogo precisa de solução para um conhecido problema
   14 de março de 2021   │     13:30  │  0

O título desta análise pode parecer difícil de entender no primeiro momento, mas pode acreditar que vai fazer sentido quando você chegar no fim. No empate em 0 a 0 do Botafogo com o Bangu, foi possível ver um problema que assolou o clube no início da temporada passada: a falta de criatividade. O time de Paulo Autuori muitas vezes sofria para conseguir criar jogadas de perigo e isso se passava pelo sumiço de Bruno Nazário na época. Pois bem, o mesmo aconteceu no último sábado, desta vez com Marcinho na vaga do camisa 10.

Os três jogos em sete dias – incluindo aí uma viagem de quase cinco mil quilômetros para ir e voltar do Maranhão – desgastaram a equipe alvinegra que mal teve tempo para se recuperar do fim da temporada passada. O cansaço teve clara influência no resultado e também serviu para evidenciar a necessidade de o Botafogo ser mais criativo em campo.

Assim como na goleada contra o Moto Club pela Copa do Brasil, Marcinho atuou improvisado na função de meia, mas não deu certo. Com a saída de Nazário, ficou a cargo do atacante jogar na posição, porém falta a ele o cacoete de meia para conseguir passes que deixem os companheiros na cara do gol. Em entrevista coletiva virtual depois da partida, Marcelo Chamusca comentou sobre a necessidade de um atleta com as características de pensar mais o jogo.

Um ponto positivo a se destacar do empate é que assim como pouco ameaçou, o time de Marcelo Chamusca também não sofreu. Aliás, este foi o quarto jogo seguido que os comandados do baiano não sofreram nenhum gol. Para efeito de comparação, na temporada passada o Botafogo teve apenas uma sequência de três jogos seguidos sem ser vazado. A rápida arrumação defensiva é algo a ser destacado no trabalho de Chamusca.

Para evitar que a história se repita, que ela seja cíclica e que o eterno retorno se faça presente no Botafogo, o técnico precisará encontrar uma forma de fazer seus comandados criarem mais. Principalmente nas circunstâncias do jogo do último sábado, em que o adversário estava bem recuado e jogando nos contra-ataques. A tendência na Série B é que seja o Bota o time a propor o jogo.

Claro que isso é algo que demanda tempo e entrosamento. Esta será a primeira vez que Chamusca uma semana livre para poder treinar a equipe antes do próximo jogo desde que chegou ao clube. O próximo jogo do Botafogo é contra o Vasco, sábado que vem, em São Januário, às 18h (de Brasília). Provavelmente será uma partida mais aberta, até porque os rivais ainda não venceram no Estadual.

Blog com resumo da análise de Davi Barros/ge.globo