CBF defende protocolos e pede permanência do futebol
   10 de março de 2021   │     15:50  │  0

De acordo com a entidade, esporte está “seguro, controlado e responsável, com todas as condições de continuar”; ela se vale de renomados infectologistas para confirmar a segurança de seus métodos contra a covid-19.

O futebol brasileiro não vai parar. Ao menos na visão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que divulgou na manhã desta quarta-feira relatório defendendo o seu protocolo de segurança para a continuidade dos campeonatos no País, mesmo no auge da pandemia, com o número diário de mortos chegando a 2 mil. De acordo com a entidade, o futebol está “seguro, controlado e responsável, com todas as condições de continuar.” A CBF usou renomados infectologistas para confirmar a segurança de seus métodos de prevenção à saúde de todos os envolvidos nas partidas.

“Mesmo com cenário intenso (de covid no Brasil), não há a transmissão do vírus em campo, durantes as partidas. A contaminação não ocorre em campo, só por comportamento social incorreto ou quebra de protocolos”, garantiu Bráulio Couto, professor da UniBH, com mais de 30 anos de experiência em serviços de epidemiologia hospital.

“Todos os jogadores são avaliados antes dos jogos e lembrados que, ao apresentarem qualquer problema respiratório, devem avisar aos clubes e ficarem em isolamento”, disse. “Com esses dois pilares, o teste nasal e o PCR em assintomáticos, conseguimos compartilhar um resultado de grande sucesso, garantindo que não houve contaminação dentro de campo, nenhumadentro das quatro linhas.”

A CBF vai levar os resultados positivos de seu controle rigoroso da covid-19 para um congresso de futebol da Fifa, em junho, marcado para Viena, mas que deve se tornar virtual.

Blog com Terra Esportes