Fifa e Conmebol tentam salvar jogos das Eliminatórias
   4 de março de 2021   │     21:00  │  0

Uma reunião a ser realizada nesta quinta-feira entre o Conselho da Conmebol e representantes da Fifa deve desatar o nó em que se transformou a próxima rodada dupla das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022.

Os jogos estão marcados para a última rodada de março. Pela programação original, o Brasil visita a Colômbia em Barranquilla no dia 26 e depois recebe a Argentina no Recife no dia 30.

Mas hoje ninguém – nem a Fifa, nem a Conmebol, nem a CBF – consegue assegurar a realização dos jogos. Justamente porque não depende dessas entidades a liberação dos jogadores que atuam na Europa para defenderem suas seleções na América do Sul.

De acordo com dirigentes consultados pela reportagem, a situação mais difícil é a dos jogadores que atuam na Inglaterra. Preocupado com a variante brasileira do coronavírus, o governo britânico mantém os 10 países da Conmebol numa “lista vermelha”, que pode ser consultada aqui. Londres avisa:

Se você esteve ou passou por qualquer um dos países listados abaixo nos 10 dias anteriores, sua entrada no Reino Unido será recusada. Se você for um cidadão britânico ou irlandês, ou for residente no Reino Unido, deverá ficar em quarentena em um hotel por 10 dias.

É esse tipo de restrição que os dirigentes de futebol tentam convencer os governos a derrubar. Para piorar a situação, continua o clima de hostilidade velada entre cartolas da Conmebol e da Fifa. A entidade sul-americana entende que a Fifa precisa apresentar uma solução para o problema.

Duas semanas atrás, a Conmebol publicou a tabela com os jogos de março – como se eles já estivessem confirmados, sem risco de adiamento – o que causou irritação na Fifa, porque foi entendido como uma forma desnecessária de pressão. Em Zurique, a diretriz continua sendo trabalhar em vez de falar.

Blog com ge.globo