Botafogo tem 98% de chances para cair
   8 de janeiro de 2021   │     12:45  │  0

A derrota por 2 a 0 para o Athletico  complicou ainda mais a situação do Botafogo na tabela. Na vice-lanterna e com 98% de chances de queda — segundo o departamento de matemática e estatística da UFMG —, o Alvinegro pode ver a distância para a primeira equipe fora da zona de rebaixamento chegar aos oito pontos ao fim desta 28ª rodada, exigindo um aproveitamento quase impecável nesse fim de campeonato para escapar da queda à Segundona.

Hoje, a distância entre o Botafogo e o Bahia, 16º colocado, é de cinco pontos. Caso o Vasco (17º) vença o Atlético-GO nesta quinta-feira, em Goiânia, a diferença pode chegar aos oito pontos.

A situação seria semelhante à do Fluminense de 2009. Em ano de arrancada épica contra a queda, o rival tricolor chegou a estar a nove pontos de distância da primeira equipe fora do Z-4 após a 28ª rodada daquele ano, quando chegou aos 98% de chance de cair: o Flu era lanterna, com 22 pontos, e o próprio Botafogo ocupava a 16ª colocação, com 31.

Aproveitamento

Para escapar, o Fluminense precisou de uma campanha de campeão: foram sete vitórias e três empates nos últimos dez jogos, 24 pontos conquistados que os levaram a terminar o campeonato com 46. Um aproveitamento de 73%. No caso do Botafogo, para chegar aos 45 pontos, considerado um “número mágico” para evitar a queda, será preciso fazer 22 dos 30 em disputa nas próximas dez rodadas. O aproveitamento necessário seria de 80%. Blog com O Globo