River Plate tem 44% de aproveitamento contra brasileiros
   3 de janeiro de 2021   │     14:00  │  0

Com um dos trabalhos mais consolidados da América do Sul, o River Plate de Marcelo Gallardo impressiona pela quantidade de títulos e presenças em fases finais da Copa Libertadores nos últimos anos. Campeão em 2018 e vice na edição passada, o próximo adversário do Verdão na competição continental se acostumou a enfrentar times brasileiros nos últimos anos.

Contando as últimas três edições da Libertadores, o River jogou 15 vezes diante de equipes brasileiras. E o equilíbrio se mostra na quantidade de empates. Foram oito igualdades, quatro vitórias e três derrotas, o que dá um aproveitamento de 44%.

Em 2018, o River Plate empatou duas vezes com o Flamengo na fase de grupos e acabou eliminando o Grêmio nas semifinais, pelo critério do gol marcado fora de casa. Derrota em Buenos Aires por 1 a 0 e triunfo por 2 a 1, em Porto Alegre.

Na edição de 2019, mais dois empates diante do Internacional na fase de grupos e, nas oitavas de final, igualdes sem gols diante do Cruzeiro em Buenos Aires e Belo Horizonte. Os argentinos avançaram para as quartas nos pênaltis dentro do Mineirão, nas penalidades. Na final, derrota para o Flamengo, em jogo único em Lima, no Peru.

Também na temporada de 2019, o River Plate enfrentou o Athletico-PR, de Rony, pela final da Recopa Sul-Americana. Com derrota em Curitiba e vitória na Argentina, o time de Gallardo levou o troféu.

Na atual edição, confrontos diante do São Paulo, pela fase de grupos e, posteriormente, vaga confirmada nas oitavas ao passar pelo Athletico-PR. Foram empates no Brasil e triunfos nos jogos na Argentina.

Apesar do evidente equilíbrio nos últimos três anos, o próximo adversário do Verdão eliminou ou foi campeão diante de brasileiros em quatro oportunidades e só acabou ‘eliminado’ diante do Flamengo, na final da Libertadores de 2019.

River Plate e Palmeiras começam a decidir a vaga para a final da Libertadores 2020 na próxima terça-feira (5), no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda.

Blog e LANCE