Coronavírus pode gerar lições para os clubes brasileiros
   27 de dezembro de 2020   │     19:00  │  1

O impacto causado pela pandemia do coronavírus no futebol brasileiro fez os clubes buscarem alternativas para monetizar e enxugar os gastos. Os campeonatos ficaram parados por mais de quatro meses e as receitas caíram. Além da falta de público nos estádios, os times viram muitos torcedores abandonarem os programas de sócio-torcedores e empresas brecarem o investimento em patrocínios.

Uma das alternativas foi investir em conteúdo digital. Diversos times lançaram campanhas virtuais durante a pandemia e tentaram encontrar alguma forma para lucrar com os torcedores. A expectativa é de que isso vire uma tendência, mesmo quando o mundo voltar ao normal. Na Europa, por exemplo, a maioria dos clubes conta com conteúdos onlines exclusivos para sócios-torcedores.

“A pandemia mostra para os clubes a necessidade de diversificar receitas e de apostar mais em plataformas digitais para cativar a participação do torcedor”, ressaltou Amir Somoggi, especialista no estudo de finanças dos clubes, em entrevista ao Estadão.

Com a perda de receitas, os dirigentes não arriscaram investir em reforços, dando mais espaço para garotos da base. São Paulo, Santos e Palmeiras são exemplos de times que passaram a contar com muitos jovens no elenco principal nesta temporada. O Corinthians fez mais contratações, mas a maioria sem custos, como Fabio Santos, Cazares e Otero.

Resta saber se os clubes vão manter as ações quando o mundo voltar ao normal. Bruno Maia, especialista em inovação e novos negócios na indústria do esporte, acredita que, para realmente haver mudanças permanentes no futebol brasileiro, a única saída é a união entre os times.

“Se o modelo não mudar, os erros serão os mesmos. A grande possibilidade de mudança seria a possibilidade de negociação dos clubes em grupo, pacificando uma relação e colocar o futebol brasileiro para trabalhar como indústria. Não temos nenhum progresso no modelo atual. O futebol está se tornando um produto cada vez mais difícil de ser consumido pelos torcedores, afasta o mercado de marcas e patrocinadores. Em 2021, 11 clubes da Série A irão trocar de direção, fica a esperança de uma visão diferente para mudanças benéficas ao futebol brasileiro”, disse.

Blog e Terra Esportes

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Interiorano

    E o ano de 2021 ainda vai sentir o impacto da Covid-19! Como eu já comentara, eu não sei como é que alguns times, sem ter receita, saíram contratando jogadores e/ou técnicos caros! Alguns times tiveram sorte e mesmo sem medalhões se acertaram e estão conseguindo fazer uma boa campanha razoavelmente boa! É o caso do Atlético Goianense, Ceará, Corinthians, Fluminense, Santos! E outros, se desacertaram de tal maneira que nada dá certo! É o caso do Bahia, Botafogo, Sport e Vasco! É como diz aquele velho ditado : “além da queda, o coice”!

Comments are closed.