Grêmio adia reação e leva instabilidade para Copa do Brasil
   21 de dezembro de 2020   │     23:00  │  0

Renato Portaluppi, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Renato Portaluppi, técnico do Grêmio — (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

O Grêmio começa a decidir uma vaga na final da Copa do Brasil nesta qyarta. A preparação inicia com a garantia de “cabeça tranquila” do elenco mesmo com a eliminação na Libertadores, na semana passada, e um favoritismo jogado para o São Paulo.

Pela liderança no Brasileirão, o rival ganhou corpo na avaliação interna no clube gaúcho. O vice de futebol Paulo Luz citou uma “opinião da imprensa do centro do país” sobre o assunto. Mas o presidente Romildo Bolzan, em recente manifestação na Rádio Guaíba, colocou o São Paulo como favorito.

— O presidente é uma das figuras mais presentes. O apoio é incondicional. Temos convicção no trabalho. Vamos para um enfrentamento com uma grande equipe, líder do Brasileiro. Vamos com muita humildade e respeito. Há uma consciência no centro do país que o São Paulo é favorito, mas o Grêmio é o Grêmio — avaliou Luz em entrevista coletiva.

Essa postura da diretoria gremista não ecoa exatamente na visão de Renato Portaluppi. O treinador dividiu em chances iguais o confronto, embora tenha elogiado o adversário da quarta-feira.

É 50% para o São Paulo e 50% para o Grêmio. Clássico do futebol brasileiro, os dois times estão bem. Não pensem que o Grêmio está mal porque foi eliminado.
— Renato Portaluppi

Mas essa leitura dos dirigentes no momento ajudam justamente em um momento de superar o trauma da eliminação da Libertadores. Não só o fato em cima, mas também a maneira como ocorreu.

O técnico tem mantido conversas constantes com o grupo e garante que a cabeça dos jogadores estará sem resquícios dos jogos com o Santos. Contra o Sport, dentro de campo, no entanto, não se viu um desempenho do nível atingido durante a série invicta de 18 partidas.

— A parte psicológica é muito bem trabalhada. O grupo está triste com a eliminação, mas sabemos como trabalhar os jogadores, eles têm responsabilidade, são inteligentes. Sabem que somos cobrados. A cabeça dos jogadores está bem melhor do que após a eliminação, faz parte, o Grêmio não vai ganhar todas as partidas. A cabeça deles está bem tranquila — apontou Renato.

O Grêmio treinou na tarde desta segunda-feira. Depois, os jogadores jiniciaram o período de concentração.

David Braz, com desconforto muscular, será reavaliado, mas a tendência é que Kannemann seja o titular. Renato não deve ter novas baixas para a partida.

Blog com ge.globo/RS