Lincoln, do Fla, completa 20 anos à espera do futuro
   17 de dezembro de 2020   │     23:00  │  0

Lincoln após gol perdido contra o Atlético-GO — Foto: André Durão / ge

Lincoln após gol perdido contra o Atlético-GO — (Foto: André Durão / ge)

Um aniversário que vai muito além de mudança na idade. Lincoln completou ontem 20 anos  com ciclos que se aproximam do fim e expectativa de um futuro de sucesso prometido faz tempo. Os dias com a camisa do Flamengo estão contados e a janela que se abre no inverno europeu indicará rumos ao jovem.

É preciso que o cenário atual mude muito para que Lincoln volte a entrar em campo vestindo vermelho e preto. Não é mais o desejo de nenhuma das partes, e o atacante treina no Sub-20 na expectativa por propostas.

O desgaste com o torcedor chegou ao nível insustentável depois do gol perdido diante do Atlético-GO e é consenso de que não há mais clima. A exigência até pouco tempo de uma oferta na casa dos 10 milhões de euros para venda deu lugar a possibilidade de empréstimo para valorizar o centroavante tão badalado nas categorias de base. Esperam-se propostas.

Desde o dia 3 de dezembro, Lincoln trabalha no sub-20 e já teve seu armário esvaziado no vestiário dos profissionais. A volta para base após mais de três anos aconteceu em episódio criticado internamente pela condução e com uma decisão: não disputará partidas.

Além das atuações ruins e do gol perdido, Lincoln viu Rodrigo Muniz ganhar espaço no profissional e conquistar a confiança de Rogério Ceni. O comportamento indolente em alguns treinamentos também incomodou o treinador, que o colocou no fim da fila na posição.

Fora dos planos, o atacante se viu diante de uma realidade que não estava acostumado: Rodolfo Landim deu ordem para que os jogadores não aproveitados no profissional e com idade de base descessem para reforçar suas categorias. Recomendação que Lincoln passou imune desde que subiu com Reinado Rueda.

No embalo do fenômeno Vinicius Júnior, o atacante estreou contra o Corinthians no Brasileirão de 2017, ainda com 16 anos, e soma 64 jogos e oito gols marcados. Desde a Copa São Paulo de Futebol Júnior daquele ano, ele não joga na base, o que tornou ainda mais surpreendente a ligação de Bruno Spindel nas últimas horas do dia 2 de dezembro.

Lincoln e seus agentes acreditam que há mercados mais interessantes e usam a favor propostas recentes de ligas da França, Espanha, Ucrânia e Bélgica para esperar um cenário melhor. Todas recusadas na última janela por conta da exigência de se aproximar dos 10 mi de euros feita pelo Flamengo.

Lincoln perdeu gols incríveis, decisivos e fatais para o Flamengo, na última temporada, mesmo com inúmeras oportunidades no clube de maior torcida mundial. Uma nova casa pode, quem sabe, revelar um talento diferenciado no universo do futebol.

Texto: Blog e ge.globo