NBA não vai coibir o uso de maconha em 2021
   9 de dezembro de 2020   │     11:30  │  0

Change.org

 (Imagem: Change.orgs)

Jogadores da NBA não serão submetidos a testes pelo uso de maconha na temporada 2020-2021 na maior liga de basquete do mundo. Com a anuência da Associação Nacional dos Jogadores de Basquete (NPBA), a entidade confirmou a novidade na última sexta-feira. Outro anúncio importante foi o da manutenção da ‘bolha’ criada no complexo da Disney, em Orlando, na Flórida, para a retomada da última temporada em meio à pandemia do novo coronavírus.

“Devido às circunstâncias incomuns em conjunto com a pandemia, concordamos com a NBPA em suspender o teste aleatório de maconha para a temporada 2020-21 e focar nosso programa de teste aleatório em produtos para melhorar o desempenho e drogas de abuso”, disse Mike Bass, porta-voz da NBA, em um comunicado à imprensa.

A partir de 2021, o novo código antidoping da Agência Mundial Antidoping (Wada) já prevê apenas advertência para casos de consumo de cocaína e maconha. Apesar da alteração no código disciplinar, os atletas precisarão provar a finalidade recreativa ou social da substância e não para finalidade de ganho de performance. A nova regra, no entanto, só passaria a valer após os Jogos Olímpicos de Tóquio, no segundo semestre. Hoje a punição pelo uso de substâncias proibidas pode chegar a quatro anos.

Até hoje, a maconha integrava a lista de substâncias proibidas na NBA. A pandemia de covid-19 mudou o cenário e criou uma brecha para o relaxamento de medidas, o que não veta possíveis punições. Os jogadores precisam testar positivo três vezes para serem suspensos.

Blog com O DIA