“Chega de pontapé na cabine do VAR”, diz procurador do STJD
   15 de outubro de 2020   │     17:00  │  1

Expulso na partida contra o Corinthians, domingo, no Castelão, o lateral Eduardo, do Ceará, deixou o gramado revoltado e descontou sua ira com um pontapé na cabine do VAR (árbitro de vídeo) à beira do campo. Câmeras da TV registraram o incidente. Por causa disso, o jogador corre o risco de ser severamente punido.

O cartão vermelho foi aplicado após o árbitro Anderson Daronco ser chamado pelo VAR para revisão de uma disputa de bola em que Eduardo atinge com o braço um adversário.

O procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Ronaldo Piacente, disse que o lateral será denunciado pelo golpe no equipamento.

“Chega de pontapé na cabine do VAR. Não pode isso, senão vai virar uma verdadeira bagunça. É um grande desrespeito não só ao VAR, como à arbitragem e ao próprio futebol”, disse ele, em entrevista ao Terra.

O procurador ainda não definira, porém, a qual artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) o atleta responderia.

“Provavelmente no 258 (conduta contrária à disciplina ou à ética, com pena de 1 a 6 jogos de suspensão). Mas se houve danos ao equipamento, aí tem de ser no Artigo 219 (danificar praça de desportos, sede ou dependência de entidade de prática desportiva, com suspensão de 30 a 180 dias e multa de R$ 100 a R$ 100 mil).”

Em agosto, após derrota do Botafogo para o Internacional (2 a 0), no Engenhão, também pelo Campeonato Brasileiro, o goleiro Gatito atacou a cabine do VAR ao sair de campo. Daquela vez, no entanto, o equipamento cedeu, com monitor e tudo. Ele foi denunciado com base no Artigo 219, mas o julgamento não foi realizado até o momento porque o Botafogo pediu que uma perícia esmiuçasse se houve ou não danos e quais seriam.

“O processo do Gatito está em andamento. Após a perícia solicitada pelo Botafogo, o caso vai a julgamento numa comissão disciplinar do STJD”, explicou Piacente.

Blog com Silvio Barsetti/Terra Esportes

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Nelson

    Esse VAR é uma droga ! Já não bastasse terem tirado dos jogadores a alegria de comemorar o gol com sua torcida, agora só se pode soltar o grito de gol depois de cinco minutos de blá blá blá entre o juiz do jogo, e os Juízes do tapetão. Hoje dá muito mais emoção os jogos da série B que a série A. O bom do futebol é a polêmica, os Cartolas estão tirando a cada dia a graça do esporte. Na Fórmula Um tá a mesma porcaria, se um peneu tocar no do adversário o piloto é punido, fora a obrigação de trocar pneus sem o piloto querer.
    O esporte está casa vez mais virando um vídeo game.

Comments are closed.