‘Vírus’ e convocações trazem desfalques no Brasileiro
   9 de outubro de 2020   │     14:00  │  0

Enquanto Everton Ribeiro, que brilhou no último jogo, e Rodrigo Caio desfrutam o merecido reconhecimento ao estarem com a seleção brasileira nos próximos dias, cabe ao Flamengo achar soluções para a ausência deles. O “vírus” da vez precede a pandemia: é o conflito de calendário em datas Fifa, que há anos gera desfalques no Brasileirão.

Além da dupla na seleção brasileira, o Flamengo se vê sem o uruguaio Arrascaeta e uma questão peculiar envolvendo Isla. O lateral-direito foi convocado pela seleção chilena e enfrentaria o próprio Arrascaeta em Montevidéu. Mas ainda não testou negativo após o diagnóstico de Covid-19 e não pôde entrar no Uruguai.

Considerando Isla, são 18 os jogadores convocados para seleções sul-americanas que atuarão nas primeiras rodadas das Eliminatórias para a Copa de 2022.

O Flamengo, ao lado do Palmeiras, é quem mais perdeu jogadores: quatro. O Palmeiras que foi derrotado pelo  Botafogo também tem dois na seleção (o volante Gabriel Menino e o goleiro Weverton), além do lateral-esquerdo uruguaio Viña e do zagueiro paraguaio Gustavo Gomez.

O Paraguai também é o responsável por tirar Gatito Fernández do Botafogo. Ele já se recuperou de lesão na coxa direita. O que atenua o cenário é a boa sequência do substituto, Diego Cavalieri.

Promessa da CBF foi adiada
A pandemia que bagunçou o calendário atrapalhou os planos iniciais da CBF de interromper a Série A durante a data Fifa. A rodada de quarta e quinta por exemplo, em condições normais, não estaria acontecendo, assim como a de domingo.

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, disse ao GLOBO antes do Brasileirão que todos compreenderiam que seria “impossível” manter a pausa no calendário:

— Nem considero como uma questão não cumprida.

Após a sequência das próximas três rodadas, a seleção sub-20 também tirará jogadores dos clubes entre os dias 21 e 27 de outubro. Do Vasco, o atacante Talles Magno, o volante Bruno Gomes e o goleiro Lucão foram convocados. Do Fluminense, Luiz Henrique e o zagueiro Luan Freitas. Do Fla, o lateral-esquerdo Ramon.

Blog com ge.globo