Casa do São Paulo, Morumbi completou 60 anos
   4 de outubro de 2020   │     11:30  │  0

Morumbi foi inaugurado com parte do anel superior ainda em obras (Foto: Divulgação/São Paulo)

Morumbi foi inaugurado com parte do anel superior ainda em obras (Foto: Divulgação/São Paulo)

 

Casa do São Paulo, o estádio do Morumbi completou 60 anos na última sexta-feira. Construído durante a década de 1950, o local foi inaugurado no dia 2 de outubro de 1960 em uma partida contra o Sporting, de Portugal. Na ocasião, mais 64 mil pessoas pagaram ingresso para acompanhar o triunfo do Tricolor, por 1 a 0, com gol do atacante Peixinho.

Na década de sua inauguração, o estádio do Morumbi era o maior estádio particular do planeta. Afinal, a concepção da casa são-paulina foi pensada para receber 150 mil pessoas. Atualmente, por conta das reformas e dos exigentes padrões de segurança, a capacidade é de pouco mais de 66 mil espectadores. Mesmo assim, ainda é o maior estádio particular do Brasil.

Por lá, o São Paulo conquistou alguns de seus maiores títulos como a Copa Libertadores de 1992 e 2005, as edições de 2006 e 2007 do Campeonato Brasileiro e o Paulistão de 1998, em cima do rival Corinthians.

Embora o estádio seja a casa do Tricolor, seus rivais também conquistaram títulos expressivos jogando no Morumbi. O Corinthians, por exemplo, faturou o bicampeonato Brasileiro em 1998 e 1999 jogando lá. O Paulistão de 1977, considerado por muitos o maior título do Timão, foi decidido no Morumbi e o clube do Parque São Jorge ficou com a taça.

O maior público do estádio, inclusive, aconteceu nas finais de 1977, quando Corinthians e Ponte Preta. No dia 9 de outubro daquele ano, 146.072 pessoas acompanharam a vitória da Macaca, por 2 a 1, no Morumbi.

Blog com LANCE

Nota do Blog: O Timaço, hoje na 98.3, transmitiu, ao vivo, direto do Morumbi, a histórica final em 1977, o 3º duelo entre Corinthians e Ponte Preta na decisão do título paulista. Eu narrei o jogo e acabei fazendo parte da revista comemorativa do Corinthians. Algumas ‘frases de efeito’ que utilizei durante a transmissão, uma delas dizendo que o Brasil inteiro torcia pelo Timão naquele momento, para acabar com o sofrimento da sua torcida, mereceram destaque na edição especial que o clube divulgou no dia seguinte, graças ao jornalista Bernardino Souto Maior, correspondente na época de uma grande jornal brasileiro. Ele, em Maceió, ouvindo o Timaço, destacou minhas frases em matéria divulgada na mesma noite, e que acabaram na revista comemorativa do time paulista.

Na primeira partida, o Corinthians havia vencido por 1 a 0 com gol do atacante Palhinha. Mas na segunda partida, a Macaca  venceu por 2 a 1 num Morumbi com mais de 142.000 mil pessoas, forçando assim, uma partida extraordinária.

E nesta partida que eu narrei com muita emoção, numa jogada emocionante de aproximadamente sete segundos, o volante Basílio consegue fazer o gol do título do Corinthians, terminando assim, o jejum de 22 anos, 8 meses e 7 dias sem conquistar um Campeonato Paulista, tornando-se assim, uma das conquistas inesquecíveis para sua torcida.

Arivaldo Maia e Wikipédia