Conmebol aprova Sul-Americana com fase de grupos
   3 de outubro de 2020   │     14:00  │  0

Logo Copa Sul-Americana

A possibilidade de a Copa Sul-Americana passar a ter uma fase de grupos se concretizará a partir do ano que vem. A Conmebol aprovou ontem, após reunião de seu conselho em videoconferência, a mudança no formato de sua segunda principal competição de clubes. A edição de 2021, desta forma, terá formato semelhante ao da Copa Libertadores.

– O Conselho aprovou as modificações no formato da CONMEBOL Sul-Americana para 2021, incluindo uma fase de grupos com o fim de garantir uma maior representatividade dos países – diz a nota divulgada pela confederação.

O conselho também deliberou sobre as datas dos torneios continentais que serão realizados no próximo ano, marcando a final da Copa Libertadores para o dia 20 de novembro de 2021 e a decisão da Sul-Americana para o dia 6 do mesmo mês – ambas sem local definido. A Copa América, que será disputada na Argentina e na Colômbia, será realizada entre 9 de junho e 7 de julho.

Nova Sul-Americana

A Conmebol detalhou como será a edição 2021 em um documento específico. O torneio será dividido em três grandes fases, assim como a Libertadores: a fase preliminar eliminatória, que definirá os últimos classificados; a fase de grupos; e a fase final, que vai das oitavas até a grande decisão. A fase preliminar terá jogos de ida e voltas entre times do mesmo país – exceto Brasil e Argentina. Os confrontos da fase preliminar serão sorteados entre os quatro representantes de cada país.

O ge havia noticiado em julho que a Conmebol vinha analisando a possibilidade de a Copa Sul-Americana ter seu formato modificado para o próximo ano – uma discussão que acabou adiada por conta das decisões relacionadas à pandemia da Covid-19 que precisavam ser tomadas.

A principal razão para a mudança é financeira. No formato atual, clubes tradicionais correm o risco da eliminação após a disputa de apenas dois jogos. Com uma fase de grupos, teriam uma quantidade mínima de partidas. Portanto, os clubes e a entidade sul-americana poderiam faturar mais com direitos de transmissão.

Blkog e ge.globo