Pandemia de Covid-19 custará ao futebol 73 bilhões de dólares
   20 de setembro de 2020   │     19:00  │  0

Futebol é duramente atingido pela crise do novo coronavírusFutebol é duramente atingido pela crise do novo coronavírus (Foto: FRANCK FIFE / STF)

A pandemia de Covid-19 deve custar aos clubes de futebol 14 bilhões de dólares (mais de R$ 73 bilhões na cotação atual) em todo o mundo, cerca de um terço de seu valor estimado, disse nesta semana um importante dirigente da Fifa.

Olli Rehn, que chefia o comitê da Fifa criado para lidar com os efeitos da pandemia, afirmou que a Fifa, juntamente com consultores financeiros, estimou o valor do futebol de clubes entre 40 bilhões e 45 bilhões de dólares em todo o mundo.

Segundo ele, a cifra de 14 bilhões de dólares foi baseada no cenário atual, em que o futebol está sendo retomado lentamente após um hiato de três meses, mas será um “jogo diferente” se a pandemia não diminuir.

— O futebol foi duramente atingido pela pandemia de coronavírus — disse Rehn, ex-comissário da União Europeia e agora governador do Banco da Finlândia, à Reuters television.

— Isso criou muita turbulência em diferentes níveis, com alguns clubes profissionais enfrentando sérias dificuldades. Também estou muito preocupado com as academias de juniores e as divisões de base.

Rehn afirmou que o futebol na América do Sul foi especialmente atingido, enquanto a África e a Ásia também são motivo de preocupação.

A Fifa alocou 1,5 bilhão de dólares para ajudar a combater os efeitos da pandemia e Rehn disse que 150 das 211 associações solicitaram recursos até agora.

Blog com EXTRA