Árbitros brasileiros testam positivo e são tirados de jogo
   16 de setembro de 2020   │     23:20  │  0

Anderson Daronco é árbitro Fifa Foto: José Tramontin / Zimel Press / Agência O GloboAnderson Daronco é árbitro Fifa (Foto: José Tramontin / Zimel Press / Agência O Globo)

A Conmebol precisou alterar de última hora a escala de arbitragem para a partida entre Racing e Nacional-URU, na Argentina, pela Libertadores. O quarteto que anteriormente estaria na partida desta quinta-feira é brasileiro, mas todos os integrantes testaram positivo para Covid-19.

Desta forma, os árbitros centrais Anderson Daronco e Bruno Arleu, além dos assistentes Fabrício Vilarinho e Rafael Alves continuarão em Buenos Aires até ficarem novamente aptos a atuarem em campo. A informação inicial foi da TNT Sports, da Argentina. O GLOBO apurou que todos estão bem fisicamente, assintomáticos, e continuarão no isolamento em um hotel na capital do país.

Os substitutos na escala são Christian Garay, Christian Schiemann (CHI), Mariana de Almeida, Fernando Echenique (ARG). O regulamento da Libertadores foi alterado para permitir que árbitros atuem em jogos de times do mesmo país. É o caso da relação entre um dos assistentes e o Racing. O cenário pode mudar em relação ao assistente Rafael Alves. Ele ainda será submetido a um novo exame, que pode liberá-lo para o jogo.

O grupo brasileiro foi há cerca de duas semanas para a Argentina. No esquema montado pela Conmebol, eles já ficariam até o fim da fase de grupos – outubro – em um só país, dividindo com árbitros chilenos as partidas ocorridas lá.

No caso de Daronco, o último jogo pelo Brasileirão foi na vitória do Bragantino sobre o Fluminense, em 19 de agosto. Bruno Arleu, por sua vez, atuou no empate entre Bahia e Palmeiras, em 29 de agosto.

O protocolo da Conmebol exige que todos os envolvidos nas partidas testem negativo no exame PCR. A entidade abriu exceção para os jogadores do Boca Juniors por entender que eles já tiveram o vírus por tempo suficiente, sem risco de contágio. O Libertad, adversário do Boca em Assunção, protestou contra a decisão da Conmebol e pediu que o time argentino seja submetido a exames novamente, já em solo paraguaio.

Blog com O GLOBO