CBF e médicos pedem cautela no estudo da volta do público
   1 de setembro de 2020   │     19:50  │  1

Depois da longa paralisação do calendário pela pandemia e do retorno das competições com os portões fechados, o futebol brasileiro vive a expectativa do próximo passo da retomada gradual das atividades. O retorno da torcida aos estádios já é tema debatido entre os clubes, porém ainda distante quando se trata da liberação das autoridades devido ao problema de contaminação pela covid-19 em aglomerações. Tanto médicos quanto a própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) consideram prematuro estabelecer prazos para a reabertura dos portões. Para setembro não vai acontecer no Brasil.

“Todas as atitudes da CBF em relação à pandemia têm como base a proteção da saúde, tanto dos profissionais do esporte quanto da população em geral. A entidade agiu sempre em consonância com as autoridades de saúde, seja na suspensão das competições, seja na retomada obedecendo a um rígido protocolo. A volta do público aos estádios será tratada da mesma forma”, disse ao Estadão o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

Os especialistas em saúde pública defendem que, quando for o momento apropriado para se analisar a volta da torcida aos estádios, se tenha um cuidado especial para a criação de protocolos e regras de prevenção. Isso inclui colocar recipientes de álcool em gel em vários pontos do local, espalhar os torcedores por diferentes setores das arenas, criar um esquema especial para consumo e venda de alimentos, higienizar banheiros e evitar aglomerações, entre outras medidas, na entrada e saída do torcedor.

Para a infectologista da SBI e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Tânia Chaves, por mais que na Europa os estádios comecem a reabrir, o Brasil precisa ter paciência. “Ainda não podemos nos espelhar nos outros países. Estamos vivendo em outro ritmo. É necessário ter uma sustentabilidade maior do número de casos e de óbitos antes dessa discussão”, comentou.

Blog com Terra Esportes

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Interiorano

    Eu já comentei várias vezes e vou repetir : O “menos ruim” é que se tiver que haver público antes da vacinação global em massa, que a capacidade do estádio seja dividida por 3 e mesmo assim, dividido por 2 para cada torcida, a fim de que haja distanciamento social! Por exemplo : Se o estádio tiver capacidade para 30000 pessoas, então dividiria se 30000/3 = 10000 que seriam divididos por 2 = 5000 ingressos para cada torcida! Veja que ao invés de 15000 torcedores de cada time, só teria se 5000 torcedores, o que daria para se manter um certo distanciamento social! E aí, caberia as autoridades competentes, promover meios de evitar se aglomerações no estádio! Essa é a minha sugestão!

Comments are closed.