Caso Arrascaeta tira paz que Domenec precisa
   27 de agosto de 2020   │     18:00  │  0

Mais mobilidade, menos controle: as mudanças que Arrascaeta provoca no Flamengo

O uruguaio Arrascaeta demostra insatisfação por ficar no banco (Foto: Celso Pupo/ESTADÃO CONTEÚDO) 

Há contradições entre o discurso de Domenec Torrent em sua chegada e a prática, ao mudar sistema tático e funções de pelo menos seis jogadores do time titular. Há também a lembrança de que Dome repete coisas que produziram críticas ferozes no tempo de Abel Braga. Gabriel pela direita, Bruno Henrique de centroavante, De Arrascaeta no banco de reservas.

Isto não quer dizer que Domenec Torrent não tenha direito ao tempo necessário para se adaptar ao futebol brasileiro e que não possa tomar suas decisões, escalando quem julga mais apto e levando ao banco de reservas quem estiver em pior forma física ou técnica.

A pressão excessiva depois de apenas cinco jogos atrapalha mais. Como atrapalha o tuíte de De Arrascaeta avisando a quem, supostamente, lhe pergunta se está com alguma lesão, que está 100%, em totais condições físicas. De Arrascaeta só conseguiu indicar que está chateado com a reserva e incomodado com a decisão de ir para o banco.

Seu problema, então, é treinar mais e melhor, mostrar em campo que é um jogador indispensável, como era com Jorge Jesus.

Na época da contratação, há um mês, Marcos Braz era claro e preciso em seu discurso. Dizia precisar de um técnico experiente o bastante para que a diretoria não precisasse se colocar à frente da bala, para protegê-lo, ao mesmo tempo alguém jovem o bastante para não chegar querendo impor seu estilo. A ideia de contratar Domenec Torrent foi ao encontro disso e foi ótima.

Ocorre que os primeiros cinco jogos indicam um técnico sem experiência como líder num clube da expressão do Flamengo e, ao mesmo tempo, autoral o bastante para mudar a forma de jogar para um 4-3-3 com conceitos fundamentais do jogo de posição, como dar amplitude com seus pontas — e um deles passou a ser Gabigol.

Para não ter um calouro nem ter um treinador autoral, o Flamengo tem hoje um calouro autoral. Claro que é um exagero, porque Domenec tem experiência, não é calouro, mas a diretoria terá de se colocar como escudo e oferecer proteção para o trabalho.

Domenec Torrent é uma boa escolha e merece tempo para fazer o trabalho dar frutos. De Arrascaeta também deve pensar e agir assim.

Texto de PVC/ge.globo