CBF autoriza: Jogadores com teste positivo vão enfrentar o Fla
   12 de agosto de 2020   │     6:10  │  0

O Atlético-GO conseguiu no fim da noite passada um recurso para escalar contra o Flamengo os quatro jogadores que testaram positivo para Covid-19. O clube afirma que eles já haviam sido contaminados anteriormente, cumpriram o protocolo de quarentena e “não têm mais o potencial de transmissão da doença”. A comissão médica da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acatou o argumento e liberou os atletas.

A informação foi publicada pelo jornal O Popular e confirma pelo ge. De acordo com Gleyder Sousa, médico do Atlético-GO, o argumento utilizado consta no próprio protocolo desenvolvido pela CBF junto aos clubes antes do início do Campeonato Brasileiro.

– Fui notificado há pouco, cerca de meia hora, da decisão. A comissão médica da CBF acatou meu recurso. O argumento foi baseado no nosso próprio protocolo e baseado nas últimas resoluções da CBF e das instituições de saúde. Entrou na pauta da reunião da comissão, que estava de plantão, e logo foi aceito o recurso.

Gleyder complementou dizendo que o caso tomou grande proporção por conta da divulgação precoce. A informação dos quatro casos positivos veio a público por meio do secretário-geral da CBF, Walter Feldman, durante entrevista à Fox Sports. Antes mesmo de o clube ter sido notificado.

– Houve uma interpretação errônea divulgada na mídia. Mas já existia uma preocupação minha em relação a esses jogadores, então eu estava preparado. Eu já tinha montado todo meu recurso caso isso ocorresse, antes de ter os resultados em mãos. Apenas enviei à comissão médica, que acatou.

O médico revela, no entanto, que ainda aguarda na manhã desta quarta-feira dois dos 23 exames realizados pelo Atlético-GO. O clube já recebeu 21 resultados e o do técnico Vagner Mancini.

Nota do Blog:

Que essa ação da CBF vai resultador em muita confusão, não há dúvidas. E, se o Flamengo não aceitar jogar? Os médicos da CBF são profissionais de alta qualidade. Resta torcer pela aceitação do Fla. E se isso ocorrer, o chamado ‘efeito dominó’ poderá interferir na sequência da competição, que para muitos recomeçou precipitadamente.

É verdade que o futebol é bem diferente de outras modalidades. O uso da máscara, se permitido, limita a respiração do atleta. O contato entre jogadores é muito próximo, repetido e arriscado, além das provocações normais quando se trata de uma falta ou reclamação de um lance qualquer, cara a cara. como também ocorre em outras atividades esportivas.

Arivaldo Maia e ge