Flu quer substituto com rodagem para o lugar de Gilberto
   11 de agosto de 2020   │     15:00  │  0

Gilberto depende apenas de exames médicos para ser anunciado pelo BenficaGilberto depende apenas de exames médicos para ser anunciado pelo Benfica (Foto: Antonio Scorza)

Com a iminente ida de Gilberto para o Benfica (POR), o Fluminense viu surgir, de uma hora para outra, uma carência na lateral direita às vésperas do início do Campeonato Brasileiro (a estreia é no domingo, contra o Grêmio). Com isso, o diretor de futebol Paulo Angioni e o técnico Odair Hellmann já conversam sobre o futuro da posição. A tendência é que o clube busque uma reposição no mercado.

A principal preocupação da diretoria com a saída de Gilberto é a perda de experiência no time. Aos 27 e com passagens por Botafogo, Vasco, Internacional e pelo futebol italiano, o lateral era um dos mais rodados do elenco, que hoje já conta com 15 atletas oriundos da base. O entendimento é de que, para fazer um bom Brasileiro, o plantel não pode ter sua média de idade reduzida. Hoje, ela gira em torno dos 27 anos. Apenas promover um jovem de Xerém não resolveria esta questão.

— Mas isso ainda vai demorar mais uma ou duas semanas pra termos uma posição mais definida. E isso não inviabiliza os jogadores da casa — explica o presidente Mário Bittencourt. — Com jogo praticamente de três em três dias a partir do início do Brasileiro vamos precisar de um elenco com capacidade de reposição.

O substituto imediato de Gilberto é Igor Julião, cria de Xerém. Enquanto a diretoria não contrata um reforço, ele deve ter suas chances de mostrar que pode ser o novo dono da vaga. Mas o jogador de 25 anos até hoje não conseguiu conquistar a confiança da torcida, que pede pela promoção de Lucas Calegari. Volante de origem, o jovem do time sub-20 sabe jogar pela direita e também pode ganhar oportunidades.

A concretização da transferência de Gilberto depende apenas dos exames médicos. O lateral é aguardado em Portugal para passar por esta última fase, o que deve ocorrer até o sábado. Entre Fluminense e Benfica, já ficou tudo acertado.

Embora a imprensa portuguesa já viesse noticiando o interesse do técnico Jorge Jesus no camisa 2, a proposta de 3 milhões de euros (R$ 18,8 milhões) só chegou na última terça. Com direito a 50% do valor (a outra metade pertence à Fiorentina, da Itália), os tricolores aceitaram a oferta financeira, mas fizeram uma contraproposta que previa um menor número de parcelas: até o fim de 2022, um ano a menos do que o proposto inicialmente. O OK dos portugueses não tardou.

Blog com EXTRA