Bahia Tricampeão é cornetado por governador
   10 de agosto de 2020   │     0:15  │  0

Rui Costa corneta o Bahia em live — Foto: Reprodução / Youtube

Rui Costa corneta o Bahia em live — Foto: Reprodução / Youtube

Está na história. O Bahia voltou a ser tricampeão baiano no sábado passado, 8, após um hiato de mais de 30 anos (a última vez havia sido entre 1986 e 88). Mas, se daqui a um tempo alguém quiser procurar nos jornais da época os detalhes, eis o diagnótico: a conquista veio de forma insossa, com provavelmente o time mais caro da existência do clube superando o pequeno Atlético de Alagoinhas apenas na disputa de pênaltis: 7 a 6.

Os tropeços nas finais da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano elevaram a pressão dentro do Bahia e motivaram críticas até do alto escalão do governo estadual. Após o time perder o título regional para o Ceará e empatar sem gols com o Atlético de Alagoinhas, no primeiro jogo da decisão do Baianão, o governador Rui Costa, torcedor declarado do Tricolor, ativou o modo corneta e questionou as atuações recentes da equipe comandada por Roger Machado.

– Não consigo entender. Por algum motivo, parece que o time inteiro pegou Covid e está se recuperando. Não corre, não tem ânimo. Na final contra o Ceará parecia onze amigos antigos que não se encontravam há muito tempo, anos sem se ver, e resolveram juntar para bater um baba contra o Atlético de Alagoinhas. Parecia isso. Onze jogadores, cada um tentando solucionar seu problema, sem esquema tático, sem jogadas organizadas. Repetição de coisas sem nenhuma criatividade. Lamentável essas duas partidas do Bahia. Muito triste. Se for para o Campeonato Nacional assim, é preocupante. Infelizmente, teremos que fazer conta de chegada para não cair para a série B – pontuou Rui Costa durante live transmitida na noite passada.

As críticas foram uma resposta a uma provocação recebida pelo governador. Durante a live, após falar sobre temas relacionados a transporte, moradia e saúde, uma pessoa enviou uma mensagem na qual perguntava o que Rui Costa havia achado dos jogos do Bahia. Aos risos, ele explicou que acompanhou as partidas contra o Ceará e Atlético de Alagoinhas pela televisão, mas teria sido melhor colocar o sono em dia.

– Com profunda tristeza assisti as duas partidas. Vou dar uma de analista de futebol, o Bahia entrou com um a menos. Entrou com dez jogadores. Pelo amor de Deus, não tem condição esse estilo de jogo, de ter alguém cravado dentro da área para dez jogadores jogarem em função dele. Isso não existe mias no futebol atual. Quando se entra com essa filosofia, se joga com um a menos.

O Bahia volta a enfrentar o Atlético de Alagoinhas neste sábado, logo mais às 16h30 (de Brasília), para decidir o título estadual. Com o empate sem gols no jogo de ida, a equipe que vencer fatura o campeonato. Em caso de novo empate, a competição será decidida nos pênaltis.